Chave, escritura e wallet: como os ativos digitais estão redefinindo a compra de imóveis

A tecnologia, com ativos digitais, está redefinindo o mercado imobiliário.
Fonte: Pixabay

A tecnologia está mudando diversos mercados econômicos ao redor do mundo, incluindo o mercado imobiliário.

Quando falamos em inovações no ramo de imóveis, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as tecnologias e programas usados na hora da construção.

Porém, nos últimos anos, os ativos digitais começaram a ganhar força dentro do mercado, o que redefiniu os padrões de compra e venda.

Por exemplo, muitas empresas estão usando ativos digitais na compra de um apartamento em Praia Grande, o que mostra como o mercado está mudando e ficando cada vez mais tecnológico em todo o país com o passar dos anos.

Além de deixar muitas transações mais fáceis, essas ações também estão trazendo mais investidores, o que ajuda a manter o mercado valorizado.

Quer entender mais como os ativos digitais estão mudando o ramo imobiliário? Então continue acompanhando por aqui!

Tokenização de imóveis

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a tokenização de imóveis, uma ação que está mudando a forma como as pessoas compram imóveis.

A tokenização funciona da seguinte forma: ao invés de um investidor comprar um imóvel inteiro, ele investe apenas em uma parte dele.

Com isso, mais de uma pessoa pode investir em um imóvel, e depois de vendido, cada um receberá um valor referente ao investimento.

Vale ressaltar que a tokenização tem ajudado a democratizar o mercado de investimento imobiliários, pois você pode participar de um processo como esse com pouco dinheiro.

Além disso, é possível comprar frações dos imóveis em todo o lugar do mundo, algo que gera potencial de aumentar os lucros.

Chave digital

Quando falamos em comprar uma casa pra morar, muitas pessoas já imaginam estar com as chaves na mão e abrir a porta.

Porém, o avanço tecnológico possibilitou a criação das chaves digitais, também conhecidas como smart locks.

Esses sistemas podem ser usados para registrar imóveis juntos com os blockchains (falaremos sobre no próximo tópico) e são consideradas mais seguras.

Alguns hoteis e casas para aluguel já usam esse sistema, tendo em vista que as chaves podem ser temporárias.

Blockchain

Se você já fez uma transação imobiliária sabe como é burocrático, caro e que normalmente elas duram meses para ter seus documentos aprovados.

Já com as blockchains as coisas são diferentes, pois elas chegaram para fazer um registro digital, público e seguro dos imóveis, sem a burocracia e prazos estendidos dos cartórios.

Elas também são muito seguras, tendo em vista que os registros são imutáveis, o que gera mais autenticidade, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Como falamos acima, as chaves digitais também podem usar blockchains, e quando alguém fizer o pagamento do imóvel, a tecnologia já pode liberar a chave digital do novo morador.

Wallet

Wallet, que significa carteira em inglês, nada mais é do que uma carteira de ativos, que vão desde criptomoedas até tokens de imóveis.

Essa função permite a compra e venda de ativos imobiliários sem a necessidade de intermediadores, o que também facilita o processo de aquisição.

Além disso, as wallets garantem a posse digital dos bens imobiliários adquiridos e também servem como prova de propriedade registradas em blockchains.

Por conta da sua facilidade, os investimentos imobiliários costumam ficar mais acessíveis e globais.

Bitcoins

Por último, mas não menos importante, as bitcoins foram uma grande revolução no mercado imobiliário e ainda são usadas até hoje.

Elas também funcionam através de blockchains e podem ser usadas para comprar e vender imóveis.

Vale ressaltar que muitos investidores que têm bitcoins estão comprando mais imóveis físicos para diversificar os seus patrimônios.

Muitos imóveis adquiridos através da tokenização são comprados com bitcoins, o que mostra como quase todas essas tecnologias são interligadas.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe ele em suas redes sociais para que mais pessoas entendam como os ativos digitais estão revolucionando o mercado imobiliário!