Atlas Quantum: Avanço com a CVM, USD como possível alternativa e saques em reais atrasados
Semana agitada da Atlas traz esperança para o futuro e mostra a agonia do presente
Todo universo cripto brasileiro conhece a crise vivida pela Atlas Quantum. Em seu último ato, temos o suposto vazamento de dados que publicamos no dia 19 de novembro e você pode ver aqui. Mas essa semana temos outros destaques da Atlas e você pode conferir adiante.
Reunião com Comissão de clientes da Atlas na sede da empresa
Uma Comissão de investidores da Atlas conseguiu uma reunião na sede da empresa em São Paulo, a reunião foi realizada no dia 21 com os stakeholders técnicos, comercial e financeiro da Atlas, o CEO da Atlas Quantum, Rodrigo Marques, não pôde ficar presente, tendo apenas se apresentado pessoalmente aos participantes.
Essa comissão foi uma iniciativa dos próprios grupos de usuários para que haja uma interlocução entre os clientes e a equipe da Atlas, com o objetivo de entender e colaborar mutuamente na solução dos problemas ocorridos com os saques.
Atlas Quantum alega que tratativas com a CVM estão avançando
Nessa reunião fechada com a comissão de clientes a Atlas alegou estar avançando nas tratativas com a CVM.
“A Atlas não pode fazer oferta pública de arbitragem, mas pode sim fazer arbitragem. No momento seguem em tratativas para conseguir a liberação da CVM para a oferta pública. Houve um processo de aprovação das ofertas discriminadas no site da Atlas e evolução na tramitação com a CVM”, destacou um comunicado do grupo de clientes que teria participado da reunião.
Saque em reais passa a ser solução de longo prazo, USD pode virar alternativa
Com os saques de Bitcoin suspensos e sem prazo para normalização, o saque em real que deveria ser um improviso, se torna uma solução de longo prazo.
“O saque em real é um recurso planejado e pode ser visto como uma solução a longo prazo, existe a expectativa inclusive de incorporar outras moedas como USD e existir um fluxo de compradores mais significativo, viabilizando um volume de recompra maior. Foram feitos contatos com investidores dispostos a investir a longo prazo e sim, a Atlas continua a procura de novos interessados em comprar BTC com deságio. Enquanto o problema dos saques em BRL não for resolvido, continua sendo difícil que tais investidores entrem para negociação, este é um dos motivos pelos quais o deságio tem ficado cada vez mais alto”, teria afirmado a empresa.
- Veja também: Atlas Quantum diz ter processado resgates em reais
De acordo com usuários da plataforma os pagamentos em reais também estão atrasados
No final do mês de Outubro, a Atlas Quantum deu a entender que estaria levantando da tumba: por meio de posts em seu perfil no Twitter e em sua página oficial no Facebook, a empresa – envolvida em uma série de polêmicas e colecionando reclamações de clientes que não conseguem sacar seus Bitcoins – disse que havia processado 1.738 resgates em reais desde 21 de outubro, com “100% dos pedidos atendidos dentro do prazo”.
De acordo com um agregador de dados que acompanha as variações de valor do “BitAtlas”, ou seja, Bitcoins presos na plataforma da Atlas Quantum, o deságio da venda de BTC da empresa chegou a 80,4% em 31 de outubro, na comparação com o valor de mercado. Isso indica que os clientes que porventura aceitaram receber resgates em reais tiveram um prejuízo considerável.
Além desse prejuízo, agora os saques também estão atrasados.
“O que houve com o saque em Reais? Existem saques pendentes desde dia 6/Nov pelo menos”. Perguntou a Comissão de clientes.
A empresa respondeu:
“Houveram problemas técnicos e processuais na implementação e integração da solução atual, por este motivo os saques em Reais atrasaram. O responsável técnico discriminou a natureza dos problemas. A expectativa de resolução da operação é até o final da semana que vem, para logo em seguida reabrirem o fluxo de compradores e desta forma viabilizar os saques em Reais. Estão também atuando para viabilizar saque em dólares.”
- Veja também: Ex-funcionário vaza informações da Atlas Quantum
Usuários da Atlas relatam esse mesmo problema no Facebook. Nos mais de 50 comentários no post da rede social sobre uma parada programada, usuários da plataforma reclamaram desse problema com a Atlas.
“Puxa, que pena! Durante este período não poderemos sacar nossos bitcoins. Ops, já não dá mesmo ne.
Mas mesmo assim uma pena, não vai dar para sacar os reais das vendas com desagio. Ah não, esqueci … também não dava antes”
Outro usuários ressaltou:
“Cade os saques de Bitcoin? Cade os saques em reais que já faz mais de 15 dias que ‘estão resolvendo’”
Conclusão da comissão de clientes da Atlas Quantum
A impressão passada foi que a empresa continua trabalhando ativamente para recuperar os BTCs presos e viabilizar saques para os clientes, no entanto os problemas são de natureza grave e a solução depende da negociação da empresa com as exchanges, o que por hora não há um prazo definido para se encerrar. Neste contexto o diálogo com os clientes foi feito da forma mais transparente possível, de acordo com orientações jurídicas.
- Ouça nosso podcast: Giro Cripto #10 – Deepfakes, Bitcoin abaixo de 7k e vazamentos na Atlas Quantum
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.