Terminais de autoatendimento de Bitcoin chegam a 39 mil em todo o mundo

O recorde foi registrado pela Coin ATM Radar; número de instalações disparou em meados de 2020.
ATMs de Bitcoin batem recorde mundial
Segundo levantamento da Coin ATM Radar, os terminais de autoatendimento (ATM) de Bitcoin (BTC) chegam a mais de 39 mil em todo o mundo. Esse é o maior número já registrado até o momento.
Em meados de 2020, o número de equipamentos, que já estava em franca ascensão, deu uma grande disparada. Mesmo com o mercado no vermelho, a implementação de novos terminais continuou a crescer vertiginosamente.
Em julho, período em que foi registrado o valor anual mais baixo do Bitcoin (US$ 19.017, segundo dados do CoinMarketCap), havia cerca de 38.482 terminais de autoatendimento em funcionamento.
Posição geográfica
De acordo com a plataforma, 34.299 dos equipamentos estão instalados nos Estados Unidos. Na Europa, há 1.469 terminais instalados em vários países. O Canadá possui 2.462 dispositivos – quase o dobro do que há em toda a Europa.
No Reino Unido, entretanto, o número de equipamentos instalados diminuiu drasticamente. Em fevereiro de 2020, chegou a registrar 284 ATMs instalados; atualmente, não passam de 22. O ecossistema regulatório britânico encontra-se bastante inconsistente para a implementação de tais tecnologias.
Áustria (135), Espanha (218) e Suíça (144) estão entre os entusiastas dos terminais de autoatendimento, ainda que em número muito menor que alguns de seus pares.


Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.