Atualização do Ethereum desperta interesse da SEC
Segundo o diretor da autarquia, os tokens em staking podem ser considerados securities
Ethereum na mira do governo
Gary Gensler, diretor da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), está de olho no Ethereum (ETH) depois de sua grande atualização, intitulada The Merge. A blockchain abandonou o protocolo de consenso de prova de trabalho (PoW) e adotou o de prova de participação (PoS). As informações são do Wall Street Journal.
Acontece que, na visão de Gensler, o Ether, token nativo do ecossistema, pode ser interpretado como um security; dessa forma, ele poderia ser regulado de acordo com as diretrizes da autarquia.
- Veja também: Cuidados com os golpes envolvendo a Ethereum Merge
Critério de avaliação
O executivo disse que será aplicado o teste de Howey para determinar se o ETH é, ou não, um security. O teste de Howey, de maneira resumida, determina se uma quantia apostada deve gerar, ou não, algum tipo de retorno aos investidores.
Trata-se de uma tentativa de acelerar o processo regulatório – confuso e polêmico – das criptomoedas nos Estados Unidos. Hoje (16), a Casa Branca emitiu sua primeira estrutura sobre como deve ser a regulamentação dos ativos digitais em solo pátrio.
As novas diretrizes foram baseadas na ordem executiva, lançada em março. Joe Biden, presidente norte-americano, solicitou às agências regulatórias que avaliassem os riscos e benefícios envolvidos na utilização de criptomoedas, emitindo relatórios regulares.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.