Atualização Shanghai do Ethereum e o que os especialistas acreditam que ocorrerá com o preço da cripto

Ethereum

Com a atualização da Ethereum serão liberados mais de 18 milhões de ETH, como isto poderá afetar o preço da segunda maior criptomoeda

A Ethereum completará sua transição para a prova de participação com a atualização de Shanghai em 12 de abril. Com cerca de US$ 34 bilhões em ETH bloqueados na rede, os investidores estão preocupados com o impacto no preço da criptomoeda.

A atualização de Shanghai, também conhecida como Capella, encerrará o período de bloqueio de dois anos do ETH stake e suas recompensas. Os participantes poderão solicitar retiradas imediatamente após o lançamento, mas devido à previsão de longas filas de retirada, pode levar semanas a meses para receber os fundos.

Especula-se que isso possa causar uma liquidação massiva no preço, mas especialistas acreditam que a limitação do número de solicitações diárias não causará uma queda repentina e acentuada no preço.

Os investidores individuais que desejam fazer retiradas de pelo menos 32 ETH podem enfrentar um tempo de espera de dois a três dias, enquanto os que utilizam pools de stake ou serviços de terceiros, como Lido ou exchanges, podem ter que esperar semanas ou até meses. Além disso, alguns traders já tiveram a oportunidade de negociar ETH em stake por meio de serviços líquidos, como o Lido, antes mesmo do lançamento de Shanghai.

Jacob Cantele, chefe de produto da Ethereum layer-2 Mantle, disse que:

A maioria das pessoas conseguiu vender [ETH em stake] há algum tempo, porque a maioria do ETH está em stake por meio de plataformas com tokens líquidos, como Lido ou Rocket Pool. Então, na verdade, não acho que [Shanghai] represente uma grande mudança na economia do Ethereum.

Matthew Niemerg, co-fundador da rede blockchain de aprimoramento da privacidade Aleph Zero, concorda:

Para ser mais direto, tem um preço. É perfeitamente possível que haja mais pessoas dispostas a “apostar” em ETH (bloqueando a liquidez e reduzindo a oferta disponível) após a atualização, pois as pessoas terão mais certeza de que podem retirar seus ETH com segurança.

Thurman, da Nansen, acredita que, embora o preço da Ethereum possa ter uma ação fraca a curto prazo com a atualização de Shanghai, os investidores devem ser otimistas a longo prazo. Ele argumenta que, em um horizonte de tempo mais longo, é difícil não ter uma tese totalmente otimista sobre o futuro da Ethereum.

Thurman complementou que a atualização Shanghai pode levar a um aumento no uso de custódia de criptomoedas por parte de grandes bancos, o que tornará esse serviço mais competitivo e acessível para os investidores. Ele acredita que isso resultará em mais bloqueios de ETH e, consequentemente, será positivo para o preço da Ethereum a longo prazo.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future