Atualizações estão dando vida à chamada Ethereum 2.0
As mudanças trazem funcionalidades que prometem trazer a tona o Ethereum 2.0, tornando a rede completa.
A rede blockchain Ethereum está passando por uma atualização que vem sendo considerado o salto da plataforma para o momento 2.0. Os grandes focos estão na melhora da usabilidade e da escalibilidade, que prometem tornar a Ethereum 2.0 completa, resolvendo aspectos ainda considerados limitados.
O processo de atualização de funcionalidades está passando por diferentes etapas, desde que foi anunciada, no final de janeiro de 2019, e a nova rede Ethereum ganhou o nome de Serenity. As últimas informações dão conta de que estão sendo realizados testes e pesquisas pelos desenvolvedores, mas já ocorrem lançamentos parciais.
Comunicação é um dos pontos altos da atualização
Em 23 de abril, por exemplo, foi lançado um novo código que visa facilitar a comunicação entre os nós da rede blockchain. Referido como Hobbits, o protocolo de comunicação foi criado a partir de um esforço colaborativo envolvendo algumas das principais organizações do mercado de criptografia. A grande base desse protocolo já ativo estabelece regras diferenciadas para envio de mensagens pela rede, conforme explica o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin. O executivo explica que faz parte da atualização o estabelecimento de comunicação entre diferentes nós e informações sobre transações.
O que está sendo anunciado como central pelos desenvolvedores da Ethereum 2.0 é o novo protocolo de transmissão, chamado de “libp2p”, que é baseado em um novo design, o “gossipsub”. Uma das grande vantagens será evitar que o blockchain Ethereum fique congestionado pelo alto tráfego de mensagens circulando pela rede. Além disso, o libp2p tornará a plataforma mais flexível, por permitir modularidade, facilitando mudanças na rede de nós com os quais o usuário estabelece comunicação. Seguimos acompanhando o projeto e as novidades trazidas pelo processo de desenvolvimento, para os leitores do Webitcoin ficarem por dentro.
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.