Audius: Startup que une blockchain e música angaria US$5,5 milhões

Audius, uma plataforma descentralizada para compartilhamento de músicas, tida como a resposta do setor blockchain ao SoundCloud, anunciou sua ótima rodada de financiamento avaliada em US$5,5 milhões, sendo o primeiro protocolo baseado em blockchain do mundo para compartilhamento de músicas. Publicado em 8 de agosto, o anúncio revelou que a rodada de financiamento foi liderada por General Catalyst e Lightspeed, com participações de Kleiner Perkins, Pantera Capital, 122West e Ascolta Ventures.

Leia mais: Em entrevista com Luciano Huck na GovTech, o candidato João Amoedo fala sobre a Blockchain

Blockchain está alterando o modelo tradicional de compartilhamento de músicas

Audius se auto descreve como uma alternativa baseada em blockchain ao SoundCloud, que visa ajudar artistas a se conectarem diretamente com seus fãs e monetizarem seu trabalho. Segundo seus desenvolvedores, seu protocolo existirá para sempre, sendo possuído e controlado por uma comunidade descentralizada de artistas, amantes da música e desenvolvedores.

A plataforma objetiva aplicar sua capacidade disruptiva ao modelo tradicional dos serviços de compartilhamento de músicas, criticado por alguns pela falta de controle e transparência recebida pelo artista. Seu fundador, Ranidu Lankage, é um artista pop do Sri Lanka, mais conhecido por receber um disco de platina aos dezenove anos com seu single “Oba Magemai”, uma música do gênero hip-hop que recebeu o crédito por trazer uma nova era à música pop do país. Após o lançamento do seu álbum junto à Sony Records, ele escolheu seguir uma carreira independente, com o intuito de manter um controle maior sobre seu trabalho.

Como parte de sua missão para solidificar o controle do artista sobre seu conteúdo criativo, Ranidu e seus co-fundadores, Roneil Rumburg e Forrest Browning, decidiram que a tecnologia blockchain tem o poder de devolver o controle e o poder criativo às mãos dos artistas, corrigindo os problemas de centralização e transparência. Audius foi o resultado deste esforço e, enquanto trabalha para ajudar artistas com esta tecnologia, Ranidu ainda encontra tempo para shows ocasionais em eventos internacionais, como Coachella e Ultra.

Leia mais: Governo sul coreano promoverá treinamento em blockchain como parte da Quarta Revolução Industrial

audius

Histórias de sucesso do Audius

Uma das histórias de sucesso mais conhecidas da Audius é a do artista do gênero EDM, 3LAU, igualmente famoso pelo seu conhecimento em criptomoedas e música. Falando recentemente sobre o que pensa sobre a plataforma, ele afirmou:

“Artistas precisam de modelos descentralizados para compartilhamento de músicas, e uma participação nas plataformas com as quais eles contribuem com conteúdo. Blockchain permite que a Audius faça isso por meio de tokens e governança descentralizada baseada em voto, de forma que os artistas tenham como opinar na forma como a plataforma evolui. É um modelo elegante e, como artista, eu acho ele imensamente atrativo.”

Utilizando a Audius, artistas poderão se conectar diretamente com os fãs e distribuir conteúdo para eles, sem o envolvimento de um intermediário. Assim como no SoundCloud, eles poderão construir, manter e se engajar com sua base de fãs na plataforma, com uma diferença chave sendo que suas contas serão preservadas permanentemente em um blockchain, sem o risco da plataforma ser fechada. A plataforma também dá aos artistas uma noção completa sobre quem está transmitindo seu conteúdo, onde e quando, enquanto fornece pagamentos transparentes e em tempo real.

Atualmente, a Audius possui uma equipe de consultoria composta pelo co-fundador da Augur, Jeremy Gardner; pela já mencionada estrela do EDM, 3LAU; Paul Veradittakit, da Pantera Capital; o fundador da EA, Bing Gordon; e o arquiteto chefe do BitTorrent, Greg Hazel.

Leia mais: Facebook nega parceria com a Stellar

Fonte: CCN