Austrália criará um blockchain nacional com tecnologia da IBM
Uma agência federal australiana está desenvolvendo um blockchain nacional que permitirá aos negócios realizarem transações baseadas em smart contracts.
Leia mais: Morgan Creek Digital firma parceria com a Bitwise para criar um index fund institucional
A Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization (CSIRO) afirmou hoje que seu ramo de pesquisa, Data61, está trabalhando com o escritório de advocacia Herbert Smith Freehills e IBM para conduzir um programa piloto para uma nova plataforma chamada Blockchain Nacional da Austrália (ANB).
A tecnologia está empenhada em permitir que negócios automatizem transações, baseadas em termos legais pré-definidos – desenvolvidos para estarem em conformidade com regulações australianas – codificados em smart contracts, criados sobre uma rede baseada em um blockchain da IBM.
O esquema criará smart contracts que possuem a habilidade de gravar fontes externas de dados, como internet das coisas (IoT), e pode se auto executar uma vez que as condições sejam atendidas.
“Por exemplo, sensores de construções gravam a hora e data da entrega de uma carga no blockchain, ativando um smart contract entre a companhia de construção e o banco que automaticamente notificará à instituição financeira sobre os termos terem sido atendidos para fornecer o pagamento sobre a carga entregue,” a agência explicou no anúncio.
Programa piloto para o blockchain nacional
O grupo afirmou que o programa piloto deve começar no final deste ano, com planos de convidar reguladores, bancos, escritórios de advocacia e outros negócios do país para participar. Por fim, o grupo planeja ainda que companhias australianas possam se juntar à rede para criar contratos digitais, trocar dados e confirmar a autenticidade e status dos contratos legais.
O esforço segue uma recente pesquisa conduzida pelo Data61 em 2017, tendo o cientista Mark Staples afirmado que a tecnologia de registros distribuídos é uma oportunidade significativa para a Austrália criar benefícios de produtividade e impulsionar a inovação local.
A CSIRO indicou sua intenção de lançar a tecnologia para mercados além da Austrália, caso o piloto seja bem sucedido.
Leia mais: Israel pode adotar criptomoedas para evitar sonegação fiscal
Fonte: CoinDesk