Austrália e Singapura anunciam testes de blockchain visando comércio transfronteiriço

Em mais um bom exemplo de uso da blockchain, Austrália e Singapura pretendem usa-la pra estreitar laços de comércio transfronteiriço

De acordo com relatórios, Austrália e Singapura anunciaram planos para testar um sistema de blockchain que visa melhorar o fluxo do comércio internacional. A Força de Fronteira Australiana fez parceria com duas agências regulatórias separadas em Singapura, Singapore Customs e Singapore Infocomm Media Development Authority, para executar um piloto de esquemas de verificação digital na blockchain, que visa agilizar o comércio transfronteiriço entre os dois países.

O teste, que começou no início desta semana, usará o Intergovernmental Ledger da Border Force e o sistema TradeTrust de Singapura para lidar com documentos eletrônicos para o comércio internacional.

O teste será conduzido por especialistas em blockchain de ambos os lados, por meio do Centro das Nações Unidas para Facilitação de Comércio e Negócios Eletrônicos. Várias entidades, incluindo o ANZ Bank, a Câmara de Comércio e Indústria Australiana e o Grupo da Indústria Australiana, estão programadas para participar dos testes.

O comissário da Border Force, Michael Outram, disse que a solução da blockchain aumentaria a eficiência do comércio entre os dois países, ao mesmo tempo que reduziria os custos de administração.

“A ABF dá as boas-vindas à oportunidade de colaborar ainda mais com Singapura para melhorar o comércio transfronteiriço entre nossos países. Além de nossos esforços internacionais, esta iniciativa irá incorporar o comércio sem papel e a troca digital segura de informações comerciais como parte da futura arquitetura e design de uma janela única de comércio australiana.”

De acordo com a Border Force, as lições aprendidas com o teste serão compartilhadas por meio do Relatório de Descoberta do Grupo de Trabalho da Cadeia de Abastecimento, parte do Departamento de Indústria, Ciência, Energia e Recursos em seu National Blockchain Roadmap.

O roteiro segue o conselho dado pela agência apenas dois anos atrás, no qual afirmou que a tecnologia blockchain foi “overhyped”.

O anúncio do último teste talvez demonstre um movimento da agência em direção aos benefícios que a blockchain pode trazer no caso de uso de comércio global.

Fonte: CoinGeek

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.