Austrália passa a quantia de ATMs criptos de El Salvador

Austrália

El Salvador perdeu o 4 lugar em quantidade de ATMs de criptomoedas, a Austrália bate o recorde e passa a frente de El Salvado

O número de caixas eletrônicos criptográficos na Austrália atingiu novos recordes nos últimos quatro meses, superando El Salvador, o país onde o Bitcoin (BTC) tem curso legal. Além disso, outros dois países ultrapassaram El Salvador: Espanha e Polônia.

De acordo com o Coinatmradar.com, os 3 principais países em número de caixas eletrônicos criptos instalados são os EUA, Canadá e Espanha, com 33.950, 2.649 e 273 locais, respectivamente. A diferença nos números entre esses países é grande.

A Austrália está em quarto lugar agora, com 0,6% do total de caixas eletrônicos criptos do mundo – ou 225 máquinas. A maioria deles está localizada em Melbourne (65), Sydney (48) e Brisbane (33).

O continente é seguido pela Polônia e suas 222 localidades. A grande maioria das máquinas, 67 delas, foi instalada na capital do país, Varsóvia, enquanto Cracóvia ficou em segundo lugar com 42 caixas eletrônicos.

El Salvador está atualmente em 6º lugar com 212 localidades informadas. A maioria dos caixas eletrônicos aqui, 28 deles, está instalada na capital do país, San Salvador, seguida por 25 em Santa Tecla. As demais estão distribuídas pelo país.

O Bitcoin tornou-se moeda legal em El Salvador em setembro de 2021, mas essa decisão tem sido fortemente criticada por céticos e oponentes cripto, tanto no mercado interno quanto no exterior desde então. Também em 2021, o governo decidiu instalar cerca de 200 caixas eletrônicos para promover a adoção do Bitcoin, ficando em terceiro lugar no mundo em número dessas máquinas, atrás dos EUA e do Canadá. No entanto, Espanha, Austrália e Polônia o ultrapassaram desde então.

Além disso, em agosto do ano passado, houve relatos de que os caixas eletrônicos de bitcoin no país estavam “vazios” menos de um ano após seu lançamento.

A próxima da lista depois de El Salvador é a Suíça, e ocupa o relativamente distante 7º lugar com 155 caixas eletrônicos instalados no país.

image 17
Os 10 principais países pelo número de caixas eletrônicos. Fonte: coinatmradar.com

Notavelmente, a Austrália tem visto um crescimento significativo no número dessas máquinas – um boom em menos de meio ano. Nos primeiros dias deste ano, 49 caixas eletrônicos foram instalados. Em dezembro de 2022, 33 foram adicionados ao número total de caixas eletrônicos do país, além de 31 em novembro e 35 em outubro.

E não só cada um dos últimos quatro meses marcou o maior número de máquinas instaladas da história do país, como foram quatro meses consecutivos, como pode ser visto claramente no gráfico abaixo. No total, 148 caixas eletrônicos foram instalados em apenas quatro meses. São 64 máquinas a menos do que o total instalado em El Salvador.

image 18
Fonte: coinatmradar.com

Enquanto isso, de cerca de 38.611 caixas eletrônicos criptos instalados em todo o mundo, 94,4% deles estão na América do Norte. O site mostra ainda que 86,9% deles estão nos Estados Unidos e 6,6% no Canadá.

A Europa abriga 3,9% de todos os caixas eletrônicos, enquanto a Ásia abriga 0,8%. A Oceania está em 0,6%, a América do Sul em 0,3% e a África em 0,1%.

A Espanha é a ‘capital ATM’ da Europa, com 0,6% das máquinas, seguida pela Polônia, Romênia e Suíça, com 0,4% cada. Os líderes da América do Sul são Colômbia e Brasil, com 0,1% cada.

Enquanto isso, na África, a África do Sul está no topo, com 19 máquinas, menos de 0,1%. É seguido pelos 3 caixas eletrônicos dos Emirados Árabes Unidos e 2 da Nigéria.

image 19
Fonte: coinatmradar.com

Notavelmente, há 92 caixas eletrônicos a menos no mundo relatados pelo site em 1º de janeiro de 2023. Apesar disso, houve um claro aumento na adoção desse tipo de caixa eletrônico nos últimos dois anos – principalmente desde o início de 2021.

image 20
Fonte: coinatmradar.com

Os 10 principais operadores operam 26.177 caixas eletrônicos criptos, ou 67,8%, disse o site, enquanto 589 outros operadores operam 12.434 caixas eletrônicos de criptomoedas, ou 32,2%.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future