Austrália monta regulamentação de cripto para fomentar seu uso
O governo pretende criar leis de acordo com as necessidades, sem atrapalhar sua utilização – na contramão da maior potência econômica mundial.
Josh Frydenberg, tesoureiro australiano, disse ao portal de notícias 7News Australia que o governo pretende criar uma estrutura regulatória pioneira, que garanta segurança aos que investem no mercado descentralizado.
Além de tentar garantir a integridade dos fundos dos usuários, Frydengerg alega que a iniciativa pode promover o uso de criptomoedas no país:
“Estamos removendo esta área das sombras e trazendo-a para uma estrutura regulatória pensada, líder mundial (no assunto).(…) Queremos que empresas responsáveis por comprar e vender criptoativos sejam propriamente licenciadas(…) para garantir mais confiabilidade e segurança aos que gostam de transacionar nesta área.”
O governo australiano pretende iniciar o processo regulatório das criptomoedas no começo de 2022. Para tanto, consultará empresas que realizam investimentos em criptomoedas, dentro das normais legais, para garantir a integridade do projeto de lei.
Além disso, o tesouro australiano pretende trabalhar ao lado do banco central para o desenvolvimento de uma moeda digital estatal (CBDC), tendência mundial adotada pela maioria dos países para tentar reduzir a utilização de ativos descentralizados.
Colapso da MyCryptoWallet
De acordo com informações do Financial Review, a MyCryptoWallet, exchange de ativos descentralizados com base na Austrália, entrou em colapso. Para tanto, convocou a firma SV Partners para liquidar seus fundos e pagar credores. O anúncio do tesoureiro australiano foi realizado logo após o anúncio do colapso.
Ao longo de vários meses, usuários reclamaram de problemas relacionados à plataforma, incapazes de acessar seus fundos.
Este não é o primeiro caso grave de problemas envolvendo criptomoedas no país: a firma Blockchain Global Limited, da Exchange ACX, também entrou em colapso e acumulou uma dívida de US$ 21 milhões.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.