Austrália testará integração de carteiras nacionais de habilitação em um blockchain

Austrália almeja digitalizar documentos por meio de blockchain

O governo do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, está recorrendo ao blockchain para testar programa que abarcará todo o estado e digitalizará as carteiras de habilitação. O teste está previsto para ocorrer em novembro.

Em um anúncio publicado no dia 20 de agosto, o governo de Nova Gales do Sul afirmou que conduzirá o programa piloto para 140 mil motoristas licenciados no estado, antes de introduzir o projeto formalmente em 2019. Secure Logic, uma empresa de TI e parceria tecnológica do projeto, afirmou nessa segunda-feira que sua plataforma blockchain dará suporte à iniciativa de asseguramento de dados de forma distribuída.

Chamada de TrustGrid, a rede já foi testada de forma preliminar na cidade de Dubbo, no ano passado.

O objetivo do novo programa é utilizar uma rede distribuída para autenticar e armazenar dados sobre a habilitação de motoristas, de forma que seus usuários possam apresentar credenciais digitais por meio de um aplicativo mobile. Desta forma, eles não mais precisarão carregar documentos físicos para provar suas idades e identificações ao serem abordados pela polícia, ou ao entrarem em boates.

Leia mais: Caixas eletrônicos de Bitcoin são alvo de novo malware vendido no mercado negro

Webitcoin: Austrália testará a integração de carteiras nacionais de habilitação em um blockchain

Austrália se esforça para estar na vanguarda do blockchain

A iniciativa segue um projeto de lei aprovado em maio, que garantiu a legalidade dos projetos governamentais que buscam permitir aos residentes do país apresentarem dados digitalmente, por meio de uma rede blockchain.

O esquema está alinhado com o objetivo do país de adotar blockchain e tecnologias de registros distribuídos como parte da sua Iniciativa Econômica Digital.

Atualmente, uma agência federal australiana focada em pesquisas científicas também está trabalhando com a IBM para desenvolver um blockchain nacional, visando permitir que negócios realizem transações baseadas em smart contracts.

Leia mais: Banco Central da África do Sul recebe prêmio pelo seu sistema de pagamentos baseado em blockchain

Fonte: CoinDesk