Autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre” afirma: “criptomoedas podem durar mais do que moedas fiat”

Robert Kiyosaki, autor de um dos melhores livros sobre finança pessoal de todos os tempos, declarou que criptomoedas, ouro e prata triunfarão em um colapso econômico — do tipo que o mundo nunca experienciou.

Leia mais: Vitalik Buterin e Changpeng Zhao concordam que exchanges descentralizadas são o futuro

Autor do bestseller de 1997, “Pai Rico, Pai Pobre”, Kiyosaki ganhou reputação como investidor, empresário e pelos seus discursos motivacionais — tipicamente advogando sobre o trampolim financeiro que investimentos e empreendedorismo representam, aumentando a inteligência financeira das pessoas.

Agora, o nipo-americano está prevendo que a falha das moedas fiat causará a maior de todas as recessões globais, e que as criptomoedas estarão entre os poucos sobreviventes.

Fake News, Fake Money

Falando ao news.com.au no dia 6 de agosto, Kiyosaki não escondeu seu desdém em relação à “facilitação quantitativa” da Reserva Federal dos Estados Unidos — criação de moeda em massa — algo que, em sua opinião, está inflando a bolha em proporções épicas.

Da mesma forma, para o empresário de 71 anos, a reserva fracionária é igualmente impensável. Em abril, durante o podcast Sane Crypto, Kiyosaki descreveu como bancos emprestam cerca de dez vezes mais as suas posses reais, deixando o valor do dólar sem lastro. Durante uma entrevista, ele ressaltou:

“Para cada onça de ouro, devem haver centenas de onças em papel de ouço, e é por isso que eu nunca confiei em papel.”

Já foi possível trocar o dólar americano por 1,5 grama de ouro. Contudo, Nixon, presidente à época, encerrou este sistema em 1971 — criando uma moeda fiat sem lastro em qualquer ativo físico.

Segundo Kiyosaki, tal moeda se equipara a dinheiro de mentira. Refletindo sobre o legado deixado por Nixon, ele declarou:

“Eu sempre gostei de ouro. Meu livro mais recente, que está para sair, chama-se Fake. Há tanto dinheiro falso. Em 1971, Nixon desvinculou o dólar do padrão ouro, e então o dólar se tornou dinheiro de mentira.”

Leia mais: Nova versão do blockchain Ethereum criada pela Microsoft dispensa mineração

dOZcaTIrFwuGoqRnhbltsB pF7YoEusccYcU W58lmr82ppPFLG2icyO9HScON=w2247 h1264
Robert Kiyosaki

Embora Kiyosaki descreva ouro e prata como os objetivos de toda política de investimento razoável, ele declarou em abril que criptomoedas são uma “excelente ideia”, e provavelmente durarão mais do que moedas fiat. Durante a entrevista, o empresário sumarizou sua posição:

“Eu penso que o dólar está acabado, pois ouro, prata e ciber moedas tomarão conta de tudo.”

Kiyosaki pode não estar sozinho em suas profecias. Recentemente, o banco multinacional UBS publicou um relatório sugerindo que o Bitcoin pode substituir o dólar americano quando atingir US$213 mil por unidade.

Leia mais: Opera também lançará sua carteira para criptomoedas em seu navegador desktop

Fonte: CryptoSlate