Autoridade financeira do Japão pode dar aval para ETFs baseados em criptomoedas
Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) aparentemente está aberta à aprovação de ETFs baseados em criptomoedas
Um relato do Bloomberg de hoje, citando uma pessoa “familiar ao caso”, afirmou que a FSA atualmente está verificando o interesse institucional em ETFs baseados em criptomoedas e poderá dar o aval para este instituto.
O Partido Democrático Liberal do Japão submeterá um projeto de lei em março deste ano, o que pode consistir em emendas em leis financeiras existentes. O projeto, que também trará mais sobre supervisão autorregulatória da indústria e classificará muitos tokens como títulos financeiros, pode se tornar vigente em 2020.
Entretanto, o Bloomberg acrescentou que a FSA abandonou seus planos para incluir aprovações para a negociação de cripto derivados em exchanges, devido a preocupações sobre tais produtos levarem a especulação.
O crescente escrutínio da cripto esfera no Japão segue o grande hack da exchange Coincheck, em janeiro do ano passado, que acarretou no roubo de US$533 milhões em criptomoedas.
ETFs de criptomoedas são vistos por muitos observadores do mercado como formas de trazer capital institucional ao setor, embora nem todos sejam amigáveis à ideia.
Nos Estados Unidos, diversos participantes estão planejando lançar tais produtos, embora a Comissão de Títulos e Câmbio do país (SEC) ainda não tenha aprovado. Em agosto, a agência rejeitou nove pedidos, sob a justificativa de estar prevenindo atos e práticas fraudulentas e manipuladoras. Em dezembro, o órgão postergou a decisão sobre o produto da VanEck/SolidX para fevereiro.
Ademais, o diretor da SEC, Jay Clayton, afirmou em uma conferência em novembro que ele não vê um caminho para aprovação de um ETF de criptomoedas até que as preocupações sobre manipulação do mercado sejam resolvidas.
Fonte: CoinDesk