Autoridade financeira do Reino Unido afirma que jovens estão investindo em criptomoedas por diversão
A autoridade financeira disse que os jovens entusiastas em criptomoedas investem principalmente por causa das emoções que vêm com esses investimentos.
A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) observou que tem havido um interesse crescente em criptomoedas da geração mais jovem, especialmente entre as mulheres com menos de 40 anos.
O regulador disse que a maioria desses investidores não conseguem suportar as pesadas perdas associadas a esta forma de investimento.
Jovens investem em criptomoedas pelas “emoções”
De acordo com o relatório, a FCA disse que seu estudo mostrou que os jovens se dedicam principalmente a investimentos em cripto por causa da emoção e da ideia de possuir uma participação nas empresas em que investem.
Além disso, os jovens consideram os investimentos em cripto como algum tipo de competição sobre o motivo convencional por trás do investimento, que é principalmente sobre como garantir o futuro.
Notavelmente, dicas e notícias de mídia social foram apontadas como a principal fonte de informação que impulsiona a classe de investidores, já que as autoridades temem que as pessoas possam ser induzidas em erro a comprar produtos de alto risco.
“Estamos preocupados que alguns investidores estejam sendo tentados – muitas vezes por meio de anúncios online ou táticas de venda de alta pressão – a comprar produtos de alto risco que são muito improváveis de serem adequados para eles”, Sheldon Mills, diretor executivo de consumidor e concorrência da FCA , disse.
FCA reitera seu aviso
Esta não é a primeira vez que a autoridade financeira do Reino Unido se pronuncia contra os investimentos em cripto e seus riscos.
Em janeiro deste ano, a FCA alertou que os investidores do mercado cripto devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro, pois acreditam que a forma de investimento traz um risco significativo.
A FCA, ao lado de outras autoridades financeiras globais, está preocupada com o crescente interesse em criptomoedas nos últimos tempos.
Aumento do interesse em criptomoedas
A FCA disse que fará uma campanha na próxima semana para sensibilizar os investidores sobre os riscos associados a investimentos de alto retorno e as principais perguntas que os consumidores devem fazer antes de investir.
Embora os investidores de varejo tenham estado ativamente envolvidos com criptomoedas desde 2017, a quantidade aumentou tremendamente no ano passado durante o pico da pandemia do coronavírus (COVID-19), período em que os governos impuseram lockdowns.
Além disso, as pessoas estão perdendo a fé nas instituições financeiras tradicionais, com a crença de que as políticas financeiras existentes foram elaboradas para impedir que as pessoas se destacassem.
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.