Autoridade israelense recorre ao blockchain para aumentar cibersegurança
Israel introduz blockchain em órgão governamental
A Autoridade de Títulos Financeiros de Israel (ISA) começou a utilizar o blockchain para melhorar a cibersegurança de seu sistema de mensagens, relatou o Times of Israel.
Leia mais: Instituições estão estocando criptomoedas em segredo
O regulador incorporou a tecnologia em um sistema chamado “Yael”, utilizado para entregar mensagens e outras informações para entidades que estão sob supervisão da ISA.
A ISA tem planos de implementar a tecnologia em questão em dois outros sistemas, incluindo um sistema de votação online, que permite aos investidores participarem das reuniões do órgão remotamente, e um sistema chamado “Magna”, que armazena todos os relatórios registrados por entidades regulamentadas pela ISA. A solução em blockchain utilizada pela ISA foi desenvolvida pela empresa de TI, Taldor, segundo o Times of Israel.
Conforme a publicação ressalta, a tecnologia pode fornecer soluções robustas para combater fraudes, assim como ela pode ser utilizada para verificar a autenticidade das comunicações, bem como se salvaguardar em relação a edições feitas posteriormente, ou arquivos deletados.
O regulador foi citado pelo Times of Israel, dizendo que a transição para o blockchain acrescenta outra camada de credibilidade da informação baseada em órgãos supervisionados. Além disso, um sistema blockchain pode provar se uma mensagem foi enviada pela ISA.
Cooperação com a Suíça
Natan Hershkovitz, diretor do departamento de sistema de informação da ISA, afirmou que a ação para integrar blockchain se alinha com a crescente tendência em volta do mundo, em particular na esfera financeira, para integrar tecnologias inovadoras e revolucionárias.
Leia mais: TD Ameritrade: Corretora de varejo americana investe em nova exchange de criptomoedas
Conforme relatado no último mês, Suíça e Israel recentemente concordaram em compartilhar suas experiências sobre regulamentar a indústria do blockchain, com o Secretário de Relações Financeiras da Suíça, Joerg Gasser, afirmando que ele planeja preparar um relatório ressaltando diversas recomendações a serem realizadas pelo governo israelense.
O Ministério das Finanças de Israel, por sua parte, afirmou que ambos os países concordaram em compartilharem notas sobre regulamentação de fintechs, incluindo diretrizes sobre criptomoedas e combate à lavagem de dinheiro.
Fonte: The Cointelegraph