Autoridades de Cingapura investigam as atividades do Terraform Labs

Terraform

Terraform Labs enfrenta crescente pressão regulatória em meio à volatilidade do mercado

Em um anúncio por e-mail visto pela Bloomberg, a polícia de Cingapura declarou: “as investigações começaram em relação ao Terraform Labs”, acrescentando que as investigações estão “em andamento”.

O colapso do token nativo da organização – LUNA – e sua stablecoin algorítmica – UST – foi um dos eventos mais sombrios da cripto no ano passado. A stablecoin, que deveria ter uma avaliação fixa de US$ 1, perdeu sua paridade em relação ao dólar em maio de 2022 e caiu muito abaixo de seu preço-alvo.

Percebendo a turbulência, os investidores começaram a vender suas reservas UST em massa. Isso resultou na cunhagem de mais LUNA para estabilizar a queda livre, o que aumentou significativamente o fornecimento da moeda nativa. Eventualmente, ambos os ativos perderam praticamente todo o seu valor em questão de dias, provocando perdas de vários bilhões de investidores e um amplo declínio do mercado que ecoou por meses.

Investidores falidos e várias instituições acusaram Do Kwon – co-fundador da Terraform Labs – de ter um papel no colapso. No entanto, ele relutou em cooperar e supostamente deixou a Coreia do Sul para escapar das consequências de sua suposta fraude.

Segundo várias fontes, ele mudou frequentemente de esconderijo nos últimos meses, sendo Rússia, Dubai, Cingapura e Seychelles alguns dos possíveis destinos. As agências policiais de Cingapura revelaram no e-mail que ele não está atualmente dentro das fronteiras da cidade-estado asiática.

As coberturas mais recentes indicaram que sua localização atual pode ser a Sérvia. Uma delegação de autoridades sul-coreanas liderada por um alto funcionário do Ministério da Justiça visitou o país balcânico no mês passado em busca de Kwon, que inclusive é caçado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (mais conhecida como Interpol).

Acusação da SEC

A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA acusou recentemente a Terraform Labs e Do Kwon de orquestrar uma fraude gigantesca ao oferecer e vender títulos não registrados por meio do uso de moedas digitais. A agência sugeriu que o esquema desencadeou perdas financeiras colossais para investidores de varejo e institucionais.

Ele também culpou a Terraform Labs por fazer falsas alegações e promessas de que estava fazendo parceria com um aplicativo de pagamento móvel coreano. Em vez disso, Kwon estava enganando os investidores para drenar seus fundos e depois empregá-los para benefício pessoal.

As autoridades sul-coreanas conduziram uma investigação especial contra ele no verão passado, alegando que ele presenteou membros da família com tokens para evitar as regras de tributação. Esses ativos foram supostamente usados ​​para comprar propriedades.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future