Autoridades irlandesas aprovam projeto de lei que afetará diretamente o uso de criptomoedas

A iniciativa irá acabar com o anonimato das contas

De acordo com a mídia local, o órgão executivo do governo da Irlanda (Gabinete) aprovou um projeto de lei que afetará diretamente o uso de criptomoedas no país.

A iniciativa dará cumprimento à Quinta Diretriz de Combate à Lavagem de Dinheiro da União Europeia, que estabelece um  novo marco legal para os reguladores financeiros da Europa sobre as normas acerca das criptomoedas, visando prevenir casos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

De modo geral, o projeto irá acabar com o anonimato das contas e irá aprimorar a comunicação entre as autoridades. Todos os membros da União Europeia devem aderir à lei até janeiro de 2020.

 “A realidade é que a lavagem de dinheiro é um crime que auxilia no funcionamento de criminosos sérios e terroristas, destruindo vidas no processo (…) Os criminosos buscam explorar as fronteiras abertas da União Europeia, e as medidas a nível propostas são vitais por esse motivo. A Irlanda apoia firmemente as disposições da Quinta Diretriz da União Europeia em matéria de lavagem de dinheiro”, disse o político irlandês Charles Flanagan.

WeBitcoin: Autoridades irlandesas aprovam projeto de lei que afetará diretamente o uso de criptomoedas

Caso o projeto prossiga e a lei seja aprovada, as instituições financeiras terão a obrigação de ser mais rigorosas com novos clientes, sendo proibidas de abrir caixas anônimas de depósito. Ainda mais, a lei permitirá que as autoridades possuam acesso a registros bancários durante investigações antilavagem de dinheiro.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli