B3, Bolsa de Valores do Brasil, confirma que negociará contrato futuros de criptomoedas

B3
B3 pretende lançar futuro de criptomoedas e outros serviços do universo cripto

Bolsa de Valores brasileira, B3, informa que no máximo em 6 meses negociará Futuros de Bitcoin e Ethereum

Em uma teleconferência feita para informar o resultado do primeiro trimestre, o executivo-chefe financeiro, André Milanez, anunciou que a Bolsa de Valores do Brasil lançará ainda este ano, sua primeira oferta de serviços em criptomoedas, contratos futuros de Bitcoin e Ethereum.

Milanez, não se aprofundou sobre a novidade, mas prometeu que o serviço será ofertado em no máximo 6 meses.

Lembrando que a Bolsa de Valores brasileira, desde abril de 2021, já vinha ofertando serviços de ETFs, tendo em sua cesta mais de 10 criptomoedas, sendo as três principais: BITH11 (Bitcoin), ETHE11 (Ethereum) e HASH11 (Hashdex), todas administradas fintech especializada em gestão de ativos, a Hashdex.

Em janeiro deste ano, o diretor de tecnologia da informação da B3, Jochen Mielke de Lima, já havia informado que a Bolsa estava planejando lançar outros projetos voltado a criptomoedas, que incluiria Futuros de Bitcoin e Ethereum.

Mielke também informou que além do serviços futuros a corretora poderá prestar serviços para Exchanges brasileiras de criptomoedas, a Bolsa seria uma “centralizadora” das operações de custódia e liquidação.

Temos em torno de 30 corretoras de cripto nacionais, fora as internacionais que atuam aqui. Poderíamos oferecer um serviço para facilitar e padronizar as operações delas. Acredito que tenha algo a explorar em fornecimento de serviços de custódia e no processo de liquidação.

Segundo Mielke, o mercado de criptomoedas é muito parecido com o mercado tradicional e devido a isto a Bolsa pode ajudar as Exchanges:

Estamos identificando pontos de atrito que podemos ajudar a resolver para fazer frente, como ajudar os nossos clientes a fornecer o melhor acesso a seus clientes finais.

Mas as novidades não param por aí, ainda este ano a B3 quer lançar uma plataforma de resseguros, chamada Câmara Digital de Resseguro, será uma Blockchain Corda, do R3, é uma parceria da Bolsa juntamente com a IRB Brasil.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_