Baixa volatilidade do Bitcoin sinaliza trégua da especulação
Bitcoin mostra sinais de fundo
Os analistas do Bloomberg se juntaram ao grupo de especialistas que consideram os baixos níveis de volatilidade do Bitcoin como um sinal de que a moeda está consolidando um fundo, segundo uma análise publicada esta semana.
Dados analisados pelo Bloomberg revelaram que, em outubro, o BTC só teve um dia onde o valor se movimentou 5% ou mais, para o topo ou para o fundo. Em comparação, tal movimentação ocorreu em nove dias durante janeiro e fevereiro, sete em março e cinco em julho.
Leia mais: Suposto cartaz do Sicredi emerge com “verdades” sobre criptomoedas
O analista do Bloomberg Intelligence, Mike McGlone, foi citado ao dizer que os baixos níveis de volatilidade são um sinal da especulação deixando o mercado, eventualmente criando um processo de formação de fundo.
Notadamente, a redução nas movimentações de valor coincidiram com uma significativa desvalorização da moeda durante a baixa do mercado: enquanto esta matéria é redigida, o Bitcoin está cotado a US$6473,51, uma queda de quase 52% desde os US$13350 apresentados no dia 1 de janeiro.
Um artigo paralelo do Bloomberg contrastou a estabilidade do Bitcoin com as aparentes flutuações de valores das ações de companhias tecnológicas. Segundo dados do Bloomberg, o spread entre a volatilidade dos 10 últimos dias do índice NYSE FANG+ e o Bitcoin atingiu uma alta de 46%.
Os analistas do Bloomberg deram uma perspectiva positiva sobre os padrões de trade do Bitcoin, com McGlone ressaltando que a alta volatilidade é um grande fator no entrave a alguns casos de uso das criptomoedas, que não sejam para especulação.
Charlie Morris, chefe de multi ativos na Atlantic House Fund Management, afirmou que os dados simplesmente sugerem que o cripto mercado está calmo e balanceado, acrescentando:
“Tendo em vista que o mercado já está em baixa há 10 meses e está se cansando, eu estou otimista em relação a uma nova movimentação do mercado.”
O CEO do aplicativo Plutus, Danial Daychopan, fez uma observação ao Bloomberg de que o custo dos traders emocionados foi lavado durante a última queda, e muita volatilidade foi tirada nessa limpeza. Baixos volumes de troca parecem respaldar a observação de Daychopan sobre a euforia de trading ter dado um descanso nos últimos meses.
No início do mês, Spencer Bogart, um especialista sobre criptomoedas e blockchain na empresa Blockchain Capital, afirmou que o Bitcoin está mostrando fortes sinais de um fundo, antecipando uma futura “fogueira” quando tivermos a próxima alta do mercado.
Baseado em sua análise feita em junho, Bill Baruch fez um ponto semelhante, ressaltando que um fundo é um processo, não um valor. Agora que o valor e a volatilidade do Bitcoin diminuíram, esse processo pode ter início.
Leia mais: Suprema Corte Indiana dá prazo de duas semanas para que o governo crie diretrizes para criptomoedas
Fonte: The Cointelegraph