Bakkt anuncia lançamento de contratos futuros de Bitcoin, podendo elevar seu preço
Bakkt começa a oferecer contratos futuros de Bitcoin
A Bakkt anunciou na sexta-feira que adquiriu uma carta de crédito do estado de Nova York através do New York State Department of Financial Services (NYDFS). A aprovação abre caminho para a empresa começar a oferecer seus contratos futuros de bitcoin com liquidação física e altamente antecipados. A empresa pretende lançar seus produtos em 23 de setembro.
Bakkt, foi apresentado pela primeira vez em agosto do ano passado, e vem trabalhando em aprovações regulatórias para começar a oferecer o produto desde então. Pretende oferecer dois tipos de contratos: um contrato diário e um mensal. Ambas serão instaladas na Bakkt Warehouse, parte de sua empresa fiduciária, com sede em Nova York.
Em seu blog nessa sexta-feira, Kelly Loefler, CEO da Bakkt, escreveu: “Nossos contratos já receberam luz verde da CFTC por meio do processo de autocertificação e o teste de aceitação do usuário já começou”.
“Com a aprovação do NYDFS para criar a Bakkt Trust Company, um custodiante qualificado, a Bakkt Warehouse irá custodiar o bitcoin para contratos futuros entregues fisicamente”, disse ela. “Isso oferece aos clientes clareza e segurança regulatória sem precedentes, juntamente com uma troca regulamentada e acessível globalmente em um mercado carente de infra-estrutura institucional”.
Ela acrescentou:
“Excepcionalmente, os contratos futuros de bitcoin da Bakkt não dependerão de mercados não regulados para os preços de liquidação, servindo assim como um mecanismo transparente de descoberta de preços para o bitcoin. A importância desse diferenciador só é amplificada por relatos de atividade significativa no mercado de manipulação e outras preocupações, como políticas inconsistentes de combate à lavagem de dinheiro e controles de conformidade fracos ”.
Mensalmente x diariamente
Loeffler disse à CoinDesk na sexta-feira que o contrato diário da Bakkt será limitado, e pode fornecer aos traders uma alternativa aos mercados não regulamentados.
“O contrato diário é projetado para fornecer um instrumento de margem”, disse ela. “Então, quando você pensa em fazer transações de futuros, está operando dentro de uma exchange regulada [pelo governo federal]”.
Loeffler não disse quanto de alavancagem estaria disponível nos contratos com margem. Espera-se que esses detalhes sejam divulgados nas próximas semanas.
Quanto aos contratos futuros mensais da Bakkt, que foi introduzido pela primeira vez em maio, a Loeffler disse que adicionou uma “curva de preços futuros” para os investidores.
Os contratos mensais permitirão que qualquer investidor tenha uma visão do bitcoin por até 12 meses, disse ela, acrescentando:
“A outra coisa importante sobre um contrato mensal é que ele oferece a capacidade de tirar [instantâneos] em diferentes momentos ao longo do próximo ano, de modo que acrescente o spread trading… e o timing, por exemplo, da antecipação no ano que vem.”
O principal serviço oferecido pela Bakkt é “custódia regulada e segura”, junto com a negociação em escala institucional, disse ela. Bakkt em si não é uma exchange, mas aproveitará a infra-estrutura existente da empresa matriz.
A ICE Futures U.S. fornecerá, portanto, os serviços de câmbio reais, enquanto a Bakkt Warehouse fornecerá o serviço de custódia exigido pelos contratos entregues fisicamente.
Longa estrada
Inicialmente, a firma irmã da Bolsa de Valores de Nova York pretendia que a Comissão de Comércio de Futuros de Commodities dos Estados Unidos (CFTC) aprovasse seus contratos propostos e anunciou uma data de lançamento em dezembro de 2018 quando a ICE apresentou a empresa pela primeira vez.
Assegurações regulatórias forçaram Bakkt a adiar várias vezes. Mais notavelmente, a empresa anunciou em maio de 2019 que havia autocertificado seus contratos futuros por meio da CFTC, a partir de sua meta anterior de que a agência aprovasse o produto.
A empresa anunciou um mês depois que começaria o teste de aceitação do usuário em 22 de julho – basicamente, garantindo que os clientes e as câmaras de compensação pudessem se comunicar com a infraestrutura da Bakkt – e começar a trabalhar para integrar os clientes em potencial.
Loeffler disse na sexta-feira que “nós temos clientes e membros de compensação já no ambiente de teste”, acrescentando:
“Prevemos que com a chegada da data de lançamento em 23 de setembro, o teste de aceitação do usuário será acelerado e trabalharemos com os clientes na integração e preparação para o primeiro dia.”
Embora a Bakkt possa ser a primeira a entrar no mercado, a empresa enfrenta concorrência: a fornecedora de derivativos LedgerX e a ErisX, subsidiária da TD Ameritrade, também estão procurando oferecer contratos futuros de bitcoin a investidores. A Seed CX e a trueDigital também estão trabalhando para lançar contratos a termo, um produto similar.
Fonte: CoinDesk
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.