Bakkt recebe US$ 300 milhões da Microsoft e ICE durante crise

Bakkt recebe investimento de US$ 300 milhões

Em meio à enorme crise do mercado global e ao efeito cascata que teve no mercado de Bitcoin, uma empresa que tem foco em investidores institucionais de criptomoeda – Bakkt – arrecadou US $ 300 milhões em uma rodada de investimentos Série B. A Bakkt foi reforçada pelo M12 da Microsoft, PayU, Boston Consulting Group, Goldfinch Partners, CMT Digital, Pantera Capital e Intercontinental Exchange, sendo esta última a empresa controladora.

Bakkt foi apontada como um grande ponto de virada na evolução e aceitação da criptomoeda para os investidores tradicionais e institucionais. A empresa iniciou sua jornada há dois anos, com o primeiro ano focado principalmente em obter uma sólida aprovação regulatória.

A plataforma permite a negociação de futuros de Bitcoin, com a exceção notável que o pagamento desses contratos é feito em Bitcoin, em vez de dinheiro como é feito na CME.

“A Bakkt foi lançada há dois anos com a visão de criar confiança e liberar o valor dos ativos digitais para instituições e consumidores”, escreveu o recém-nomeado CEO da Bakkt, Mike Blandina. “Desde então, estamos focados em oferecer essa visão. Em 2019, ajudamos a lançar o primeiro mercado regulamentado de ponta a ponta para Bitcoin e também uma oferta institucional de custódia de bitcoin.”

Expandindo a oferta

Parte dos planos para essa nova injeção de financiamento na Bakkt é o lançamento de um aplicativo da exchange de criptomoedas que será lançado no verão. Para ajudar nessa mudança, a ICE adquiriu recentemente a Bridge2 Solutions, sediada em Alpharetta, fornecedora de soluções de fidelidade para comerciantes e consumidores, que foi adquirida pela Bakkt.

Especulou-se anteriormente que a Bakkt usaria a tecnologia Bridge2 Solutions para projetar uma plataforma que permitiria aos usuários ganhar dinheiro e trocar pontos do programa de fidelidade por Bitcoin e dinheiro. Parece que essa poderia ser a ideia, de acordo com a descrição de Blandina do novo aplicativo Bakkt.

“A Bakkt oferece aos usuários controle sobre seus ativos digitais. Seja a milhas da sua companhia aérea favorita, pontos de fidelidade do supermercado local ou Bitcoin que você comprou, o aplicativo Bakkt permite agregar todos esses ativos em uma única carteira digital “, escreveu o CEO. “Com apenas alguns toques, você pode usar esses ativos para fazer compras em suas lojas favoritas, enviá-los para familiares e amigos ou convertê-los em dinheiro. Acreditamos que você detém mais valor do que imagina e estamos aqui para ajudá-lo a rastrear, gastar e enviar seus ativos digitais da maneira que desejar.”

Desvalorização institucional

As condições atuais do mercado não são, naturalmente, muito favoráveis a qualquer tipo de investimento ou crescimento, já que as ações, ouro e outras mercadorias, incluindo o Bitcoin, perderam muito valor. Isso fez com que muitos investidores, especialmente de natureza institucional, se afastassem de qualquer tipo de investimento e deixassem plataformas como Bakkt e CME – com relação às suas ofertas de criptomoedas – imaginando quando a normalidade retornaria.

É um mercado de grande medo, e existe uma alta volatilidade que também afasta os investidores. No entanto, a oferta da Bakkt e o investimento na plataforma estão claramente mais focados no uso a longo prazo.

“Temos a oportunidade única de alavancar a tecnologia, a infraestrutura e os parceiros em nossos negócios para trazer novos produtos inovadores ao mercado e, assim, expandir o acesso à economia global”, escreveu Blandina.

Fonte: Forbes

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.