Banco Central alerta que comércio de criptomoedas é ilegal no Irã
Conforme um executivo do Banco Central local, o comércio de criptomoedas é ilegal no Irã. Isso estaria relacionado à medidas de prevenção à lavagem de dinheiro e operações financeira ilegais
Uma informação disponibilizada pela agência de notícias Tasnim News dá conta de um alerta sobre o fato de o comércio de criptomoedas ser ilegal no Irã. De acordo informação trazida pela agência, e repercutida pelo Cointelegraph, o aviso veio do vice-governador de novas tecnologias do Banco Central do Irã (CBI). Nasser Hakimi disse que o comércio local de moedas virtuais não é legal. Aliás, é citado, na matéria do Cointelegraph o pontos de divergência fundamental.
Conforme o site, a ilegalidade estaria relacionada a medidas locais de prevenção da lavagem de dinheiro e operações financeiras ilegais. Nesse sentido, o órgão oficial envolvido seria o Supreme Council of Combating and Preventing Money laundering and Financing of Terrorism Crimes. Para além da própria proibição, Hamiki também teria alertado, como relata o Cointelegraph, com base na entrevista à Tasnim News, sobre a volatilidade desses ativos.
O executivo ligado ao Banco Central americano mencionou ainda a preocupação com relação a esquemas de pirâmide financeira. Aliás, Nasser Hakimi falou, segundo o Cointelegraph, sobre a importância de separar comércio e produção de criptomoedas. Um ponto que sinaliza para outra questão que, como destacou o WeBitcoin, se mostra importante no cenário local. O Irã vem se destacando por concentrar mineradores de Bitcoin.
FONTE: COINTELEGRAPH
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.