Banco central americano está fazendo testes para sua própria moeda digital
Os Estados Unidos finalmente aderiram ao movimento dos países que testam uma moeda digital de banco central (CBDC).
A integrante do conselho do Federal Reserve (Fed, o Banco central americano), Lael Brainard, disse ontem durante um evento de tecnologia virtual que o FED, em colaboração com equipes de pesquisa do Boston Fed e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), está conduzindo experimentos com uma hipotética criptomoeda.
De acordo com Brainard, ambas as instituições têm pesquisado a tecnologia blockchain há vários anos para ver como o banco central pode utilizá-la para um dólar digital ao lado do efeito que ela pode ter no sistema financeiro existente.
“Estamos dedicando tempo e esforço para compreender as implicações significativas das moedas digitais e das moedas digitais de banco central em todo o mundo”, disse ela, acrescentando que a importância do dólar como moeda de reserva global significa que o Fed tem um papel vital para atuar na pesquisa e desenvolvimento de moedas digitais.
Sem compromisso de emissão
Embora o Fed esteja dando o próximo passo para construir e testar uma moeda baseada em DLT, Brainard observou que o banco central “ainda não se comprometeu” a emitir uma CBDC caso o experimento tenha sucesso. É estritamente para fins de pesquisa, disse ela.
Um processo formal de política seria necessário antes que o banco central pudesse emitir ou usar uma criptomoeda. E essa decisão envolveria o governo e outras partes interessadas com muitas questões jurídicas a serem respondidas. Brainard observou que o Fed não havia iniciado o processo, nem decidiu iniciá-lo.
As descobertas do experimento seriam publicadas, e a base de código seria disponibilizada por meio de um software de código aberto para qualquer um usar como experimento, acrescentou Brainard.
Liderando o projeto, James Cunha, vice-presidente sênior do Boston Fed, explicou que o primeiro passo é desenvolver um “motor e o software que atenda às necessidades” de uma CBDC para um país tão grande como os Estados Unidos.
Segundo Cunha, alguns dos desafios significativos envolvidos no projeto incluem grandes volumes de transações, segurança e privacidade.
China liderando a corrida
Enquanto os EUA apenas começaram sua fase experimental, outros países como China e Coreia do Sul estão liderando a corrida CBDC.
Grandes empresas de diferentes setores já estão testando o novo yuan digital da China em grande escala. No final de julho a gigante de entrega de alimentos apoiada pela Tencent, Meituan Dianping, testaria a moeda digital nacional do país em sua plataforma baseada na web usada para comprar alimentos, produtos de consumo e serviços de varejo.
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.