Banco Central do Brasil começa a testar o Real Digital
A corrida pelo CBDC: o Brasil se junta a outros países que estão considerando a adoção da moeda digital, o Real Digital
O Brasil está experimentando sua própria moeda digital do Banco Central, ou CBDC, em um programa piloto para modernizar seu sistema financeiro e reduzir custos e tempo associados às transações financeiras tradicionais.
A fase de desenvolvimento e teste vai até fevereiro de 2024 e apenas um número selecionado de empresas poderão participar durante a fase piloto.
Banco Central visa adoção generalizada do CBDC
O Banco Central do Brasil realizará testes de transações do mundo real com o Real Digital baseado em blockchain, incluindo compra e venda de títulos federais.
A CBDC será um sistema de pagamento de varejo que usará os fundos da conta bancária do cliente para garantir o pagamento. Os Bancos podem continuar operando dentro da estrutura do Real Digital para evitar a obsolescência.
Os testes piloto visam liquidações rápidas e a avaliação da privacidade das transações, usando simulações durante a fase piloto. As transações baseadas em CBDC entre Bancos serão liquidadas instantaneamente com tokens de depósito mantidos pelos usuários finais.
Moedas digitais: a vantagem
Os CBDCs têm o potencial de aumentar a inclusão financeira e facilitar transações, além de oferecer maior segurança e eficiência.
Os Bancos Centrais podem regular mais facilmente a oferta de dinheiro e implementar políticas monetárias com a adoção de CBDCs, o que levaria a um sistema financeiro mais inclusivo, eficiente e seguro.
O Banco Central do Brasil destaca os benefícios práticos das moedas digitais e como sua adoção pode beneficiar o país.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future