Banco Central da Austrália diz que não há necessidade de um CBDC

Parece que nem todo mundo pensa igual…

Como muitos dos bancos centrais dos principais países do mundo continuam sua corrida para serem os primeiros a lançar seu próprio CBDC (Moeda Digital do Banco Central), a Austrália parece estar ausente da corrida. O Banco Central da Austrália, parece estar assumindo a posição original do Japão sobre a ideia de criptomoedas, alegando que um CBDC não é necessário.

A decisão de que um CBDC é desnecessário foi revelada em um artigo recente sobre pagamentos, no qual o banco central mostrou seu ceticismo em relação aos benefícios que um CBDC poderia trazer. Não apenas isso, mas também expressou grande preocupação com relação às stablecoins privadas, bem como como elas poderiam impactar o sistema monetário.

Australian Reserve Bank says there is no need for a CBDC

O país já conta com uma nova plataforma de pagamentos, que permite que as transações sejam realizadas em tempo real. Com a nova plataforma já lançada, não há razão real para criar e usar CBDCs.

Além disso, parece que também não há demanda para uma mudança para criptomoedas, já que os australianos geralmente se mostraram menos interessados ​​em mudar para moedas digitais do que outras pessoas. Mesmo a pandemia da COVID-19 não mudou isso. Na verdade, o uso de dinheiro parece ter aumentado durante a pandemia.

O próprio banco decidiu que continuará a apoiar as notas enquanto os cidadãos do país quiserem continuar a usá-las.

O banco também forneceu um breve comentário sobre outras moedas digitais que estão perto do lançamento, como a Libra do Facebook. Ele observou que ainda não há regulamentação adequada, mesmo para essas moedas. Ele também destacou várias desvantagens potenciais dos CBDCs.

Fonte: Invezz

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.