Banco Central da China lança fase de testes de sua plataforma financeira baseada em blockchain

Banco Central da China integrará blockchain

O Banco Popular da China (PBoC) lançou oficialmente a fase de testes de sua plataforma financeira baseada em blockchain, relatou o veículo de notícias local Shanghai Securities News.

O Shenzhen Central, ramificação do PBoC, iniciou a fase de teste da plataforma “Bay Area Trade Finance Blockchain Platform” antes do esperado.

A plataforma tem como objetivo conduzir trocas e atividades financeiras, como contas recebíveis e negociações financeiras. Ao mesmo tempo, a plataforma fornece um sistema regulatório para negociações financeiras, viabilizando o monitoramento em tempo real de várias atividades financeiras.

Segundo o Shanghai Securities News, a plataforma planeja criar um ecossistema financeiro aberto, baseado em Guangdong, Hong Kong e na área da baía de Macau. As organizações envolvidas na plataforma incluem o Banco da China, o Banco de Construção da China, o Banco de Vendedores da China, o Ping An Bank, o Standard Chartered Bank e a BYD Co. Ltd.

Leia mais: Após situação com hackers, exchange sul coreana sofre com falso trading

Webitcoin: Banco Central da China lança fase de testes de sua plataforma financeira baseada em blockchain

Não para as criptomoedas, sim para o blockchain

O relato declara que a plataforma pode ajudar os bancos a conduzirem auditorias em negócios com autenticidade, reduzindo custos e aumentando a eficiência, além de prevenir e controlar riscos envolvendo os negócios. Ademais, ela é capaz de auxiliar os órgãos reguladores e fortalecer o compartilhamento de informações entre departamentos.

No início de agosto, a Ping An Insurance, gigante dos serviços bancários, financeiros e de seguros, publicou um “white paper sobre smart cities”, defendendo o desenvolvimento de blockchain, IA, big data e computação em nuvem, promovendo a criação de uma smart city.

Em julho, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China anunciou que o país lideraria um grupo de pesquisa internacional sobre a padronização da Internet das Coisas (IoT) e da tecnologia blockchain.

Leia mais: Coreia do Sul pretende inserir tecnologia blockchain no setor público

Fonte: The Cointelegraph