Banco Central da Malásia deixará a população decidir qual será o futuro das criptomoedas no país

O banco central da Malásia, Bank Negara, publicará um “documento conceitual,” chamando o público para decidir o futuro das criptomoedas no país, segundo um relatório recente. O chefe do Bank Negara, Muhammad Ibrahim, assegurou que o banco não irá banir ou reconhecer criptomoedas, sendo o documento finalizado em fevereiro.

Leia mais: Investidores japoneses fogem de taxas de até 55%

Malásia deixa o povo decidir

No jantar comemorativo do quadragésimo aniversário da Harvard Business School Alumni Club da Malásia, Muhammad Ibrahim disse:

“Basicamente, nós deixaremos os promotores de criptomoedas, incluindo bitcoin, ethereum e ripple, serem mais transparentes, seus métodos deverão ser mais transparentes e as pessoas por trás da cena deverão ser mais transparentes também. Desta forma, o público decidirá por conta própria se deseja investir em criptomoedas.’’

Nos últimos anos, a Malásia tem sido um tigre econômico, com sua economia crescendo mais rápido do que a dos seus primos regionais, como a Coreia do Sul, ultrapassando até mesmo França e Austrália.

Resultado de imagem para bank negara

Seu governo é paternalista em relação à economia, contudo, diminuindo tal política a cada vez que a economia cresce. Politicamente, o país ocupa uma área ímpar no sudeste asiático como uma monarquia federal constitucional.

Semelhante ao sistema de Westminster, o rei é escolhido por uma rotação entre as famílias hereditárias, agindo como um chefe cerimonial do Estado, indicando membros do parlamento e ministros.

Os comentários de Ibrahim seguem os do Ministro das Finanças, II Johari Abdul Ghani, que explicou que o país não baniria completamente as criptomoedas, a fim de evitar limitar a criatividade e inovação do setor financeiro.

Esta é a segunda vez que o governo recorre à opinião pública em relação às criptomoedas. Em dezembro, o banco central colheu diretrizes de regulamentação de criptomoedas extraídas de cidadãos e executivos do país.

Leia mais: CFTC estabeleceu subcomitês de criptomoedas e DLT

Política ousada

Enquanto os comentários recentes de Ibrahim aparentam uma vitória para as forças do livre mercado, uma pitada de paternalismo permeou o relatório. Ele mencionou que entende que o setor corporativo está sempre à procura de um relaxamento nas normas, mas que o papel do governo é preservar a estabilidade.

“Quando necessário, os criadores de políticas devem ser ousados, especialmente quando as operações nos sistemas financeiro e econômico enfrentam pressões, ou quando os padrões não são mais efetivos,”  ele lembrou.

Para entusiastas das criptomoedas, a esperança é que o Bank Negara realmente ouça os cidadãos da Malásia, enquanto o país continua a ter uma cena vibrante no que tange às exchanges, em um sentido tradicional referente às opções P2P.

Leia mais: Bitcoin sobe para $9300!

Fonte: Bitcoin.com

Edição: Webitcoin