Banco Central da Rússia conclui testes de sua nova blockchain

Banco Central da Rússia e a Blockchain

Segundo um relatório local, o Banco Central da Rússia concluiu um projeto piloto para a emissão e circulação de “direitos digitais”. Isso permite digitalizar bens, serviços, valores mobiliários e outros ativos também.

Usando sua nova plataforma blockchain, qualquer organização pode emitir tokens digitais. Segundo informações, isso expandirá as oportunidades de negócios quando se trata de atrair capital, além de criar novas ferramentas de investimento convenientes para os consumidores.

Falando sobre o assunto estava Ivan Bank, diretor de tecnologias financeiras, que observou:

“Esse foi um dos maiores projetos de sandbox. Estudamos em detalhes o novo modelo de negócios e sua relevância para as necessidades do mercado. Um detalhe importante do serviço é o uso de tokens híbridos, que facilitam a adaptação às necessidades dos negócios e com base nos resultados do teste piloto, o Banco da Rússia propôs incluir no projeto de lei federal “Sobre ativos financeiros digitais” as disposições necessárias para a introdução e o desenvolvimento de tais decisões nos emergentes mercados digitais, mercado de ativos, que foram apoiados por agências e empresas governamentais.”

De acordo com o relatório, a plataforma blockchain poderá iniciar suas atividades assim que a lei federal “Sobre ativos financeiros digitais” entrar em vigor. Supostamente, este projeto de lei já está finalizado.

Um passo sério em frente

O Banco Central da Rússia está testando moedas digitais lastreadas em ativos reais em uma sandbox regulatória. Naquela época, a presidente do banco, Elvira Nabiullina, disse:

“Antes de tudo, precisamos entender quais serão as vantagens para nossos cidadãos, para os negócios, por exemplo, em comparação com os sistemas de pagamento instantâneo, porque a questão do rublo digital pode ter sérias consequências, levando a mudanças na estrutura do mercado financeiro, saídas de depósitos e redistribuição de fundos.”

De qualquer forma, é importante destacar que isso parece ser um passo sério para a adoção adicional da blockchain. Se o Banco Central da Rússia e seus reguladores aprovarem e legitimarem a capacidade de digitalizar ativos e convertê-los em tokens, isso poderá trazer de volta métodos de aumento de capital, como Security Token Offerings (STOs) e até Initial Coin Offers (ICOs). Continua sendo interessante verificar se a Rússia apresentará essa legislação e se permitirá genuinamente a tokenização de ativos.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.