Banco Central da Rússia descarta uma criptomoeda nacional

Banco central da Rússia adota postura rígida contra criptomoedas

O Banco Central da Rússia nunca foi fã de criptomoedas. A presidente do Banco Central Elvira Nabiullina adotou uma postura rígida contra as criptomoedas na Rússia; portanto, sua última declaração sobre o destino de uma criptomoeda nacional no país não parece uma surpresa.

Presidente do banco central russo fala sobre criptomoedas

O canal de notícias russo Tass relata que Nabiullina não acha que a Rússia precisa de uma criptomoeda nacional. A agência citou a presidente do Banco Central, que estava falando em um fórum de fintech:

“Como Banco Central da Rússia, estamos estudando esse tópico e a necessidade de emitir uma criptomoeda nacional não é clara para nós. Não apenas por razões tecnológicas, mas também porque é (difícil) realmente estimar quais vantagens a moeda digital nacional dará, por exemplo, em comparação com os pagamentos eletrônicos não monetários existentes. Existem muitos riscos e as vantagens podem não ser claras o suficiente. ”

Em maio deste ano, o maior banco da Rússia – Sberbank – decidiu cancelar seus planos de desenvolver uma criptomoeda à luz do cenário regulatório desfavorável. Isso apesar do fato de que o CEO do banco, Herman Gref, é conhecido por ser um defensor do bitcoin.

Futuro incerto

Nabiullina levantou preocupações sobre os planos da Rússia de legalizar criptomoedas no passado, apesar de outras máquinas do governo terem tentado adotar uma abordagem positiva.

https://twitter.com/stuart_xrp/status/1085567301980692480

No início deste ano, emergiu que a Duma do Estado aprovaria uma lei de regulamentação de criptomoedas para criar uma estrutura favorável que integrasse o bitcoin e outras criptomoedas à estrutura de negócios do país. Esperava-se que o regulamento fosse aprovado em março de 2019, mas parece que o projeto de lei atrasou e será tóxico para as criptomoedas.

A lei de regulamentação de ativos digitais, que deve governar o uso de criptomoedas na Rússia, deveria ser aprovada até 1º de julho, a pedido do presidente Putin. Mas a Duma do Estado não conseguiu preparar a conta a tempo e é improvável que seja adotada em 1º de novembro.

E mesmo se a lei for aprovada, é improvável que seja favorável à criptomoedas na Rússia, já que o Ministério das Finanças da Rússia deve criminalizar o uso de criptomoedas para proteger o rublo. Do jeito que as coisas estão acontecendo no universo de criptomoedas da Rússia, é improvável que as criptomoedas tenham um futuro brilhante no país.

Fonte: CCN

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.