Banco Central da Suécia começará a testar sua criptomoeda nacional

Testando a E-Krona, a criptomoeda nacional da Suécia

Relatado recentemente por notícias locais, o Banco Central da Suécia, o Riksbank, está pronto para examinar o potencial lançamento de uma criptomoeda nacional – a e-krona. Um grupo seleto de participantes a usará em diferentes cenários para determinar se o desempenho da moeda digital é suficiente e confiável. Um relato do banco descreve os vários requisitos que o e-krona precisa atender antes do lançamento:

“O objetivo do projeto é mostrar como a e-krona pode ser usada pelo público em geral. Uma krona digital deve ser simples, fácil de usar e atender a requisitos de segurança e desempenho.”

O projeto será executado na tecnologia blockchain em “um ambiente de teste isolado”. Os participantes irão armazenar a e-krona em uma carteira digital. Eles usarão um aplicativo móvel para fazer pagamentos, depósitos e saques. Além disso, os usuários também farão pagamentos via cartões e smartwatches.

O banco administrará esse grupo de teste por um ano – até fevereiro de 2021.

O banco central sueco também colaborará com outros países para discutir possíveis casos de emissão de sua criptomoeda. Para fazer isso, o Riksbank entrará em um grupo com os bancos da Grã-Bretanha, Zona do Euro, Japão e Suíça.

E-Krona – Complemento do dinheiro

O relatório também descreve o real objetivo de uma krona digital. Ele informa que a população sueca parou de usar dinheiro como a principal fonte de transações de pagamento. Mais especificamente, a porcentagem de pessoas que pagam em dinheiro caiu de 40% para 13% entre 2010 e 2018.

Apesar disso, o Riksbank não planeja substituir totalmente o dinheiro se lançar a krona digital. Em vez disso, o banco central disse que seria usado como complemento. Ele continuará emitindo notas e moedas, desde que exista uma demanda no país.

O Deutsche bank recentemente também abordou o tema da necessidade de dinheiro na sociedade de hoje. Concluiu que alguns bancos, fornecedores de cartão de débito, crédito e governos estão tentando eliminar o dinheiro do uso diário. No entanto, o documento final refutou a opção de “fim do dinheiro”.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.