Banco Central do Japão começa a testar o iene digital

O Banco Central do Japão cumpriu sua promessa de começar a testar um protótipo de iene digital antes do final da primavera.

O Banco do Japão (BOJ) iniciou experimentos nesta segunda-feira para estudar a viabilidade de emissão de sua própria moeda digital, somando esforços de outros bancos centrais que buscam igualar a inovação na área alcançada pelo setor privado.

A primeira fase de experimentos, a ser realizada até março de 2022, terá como foco testar a viabilidade técnica de emitir, distribuir e resgatar uma moeda digital do banco central (CBDC), disse o BOJ em um comunicado.

O BOJ passará então para a segunda fase de experimentos que examinará funções mais detalhadas, como definir limites na quantidade de CBDC que cada entidade pode conter.

Se necessário, o banco central lançará um programa piloto que envolve provedores de serviços de pagamento e usuários finais, disse o Diretor Executivo do BOJ, Shinichi Uchida, no mês passado.

O meio de comunicação citou o diretor executivo do banco, Shinichi Uchida, repetindo a afirmação de que nenhum compromisso firme seria oferecido na emissão. Uchida disse a políticos e bancos,

“Embora não haja mudança na postura do BOJ, ele atualmente não tem planos de emitir o CBDC, acreditamos que iniciar experimentos nesta fase é uma etapa necessária”

Os bancos centrais globais estão procurando desenvolver moedas digitais para modernizar seus sistemas financeiros, evitar a ameaça de criptomoedas e acelerar os pagamentos domésticos e internacionais.

Enquanto a China lidera o grupo, o BOJ tem acelerado os esforços para alcançar um plano anunciado em outubro para começar a experimentar como operar sua própria moeda digital.

Fonte: Reuters

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_