Banco Central do Japão priorizará o desenvolvimento e a emissão potencial do iene digital

O Banco do Japão divulgou planos de se concentrar no possível desenvolvimento e emissão de sua própria moeda digital do Banco Central (CBDC), o iene digital

Surgiram notícias de que o Banco Central do Japão agora concentrará seus esforços no desenvolvimento do iene digital. Existe uma preocupação crescente de que a China os derrote emitindo o CBDC primeiro.

Takeshi Kimura, diretor geral departamental do BOJ, reiterou que o Banco Central ainda está em negociações para aumentar seu escopo para a fase preliminar. Isso foi durante suas perguntas e respostas com uma agência de notícias local japonesa. Ele indicou a probabilidade de colaborar com o setor privado, que pode ter conhecimento sobre esses projetos. Contudo, ele não estava interessado em colocar uma linha do tempo nas corridas de teste.

Segundo Kimura, o iene digital deve constituir dois atributos principais: acesso universal e ser resiliente. O iene digital deve estar acessível a todos, como a moeda local. Também deve ser resistente e estar disponível o tempo todo, mesmo diante de calamidades que podem levar a falta de energia. Ele observou que a redução na circulação do iene digital marcaria a consolidação da era da moeda digital, necessitando ainda mais da urgência de um CBDC.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

Notavelmente, a pressão da China pelo CBDC pode ter abalado outras jurisdições, levando a uma súbita necessidade de seus próprios CBDCs. Vários bancos centrais, como o Banco da Tailândia, anunciaram testes para o seu CBDC, o Baht digital. Em junho, um comitê de políticas do LDP apresentou um dossiê que rotula o avanço da China na corrida do CBDC como uma ameaça à segurança nacional.

A necessidade da China pelo yuan digital pode ter sido desencadeada pelo anúncio do ambicioso projeto Libra. Embora não haja data de lançamento para o Yuan digital, eles fizeram incursões no projeto. Recentemente, o ex-vice-presidente do PBOC, Wang Zhongmin, declarou que já havia concluído a infraestrutura de back-end para o yuan digital, o que é um feito impressionante em qualquer iniciativa do CBDC.

Fonte: BTC EG

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.