Banco Central do Quênia está investindo em Bitcoin

De acordo com uma reportagem do Daily News Arena, o Banco Central do Quênia disse que decidiu usar o Bitcoin como moeda de reserva para resolver os problemas econômicos do país.

Depois que o governo da Nigéria declarou ontem no Twitter que o Bitcoin poderia substituir o Naira em breve, Patrick Njoroge, governador do Banco Central do Quênia, também declarou seu apoio ao Bitcoin.

A decisão de usar BTC como moeda de reserva já teria sido tomada considerando também a rapidez das transações e o fato de que trocar o Naira por outras moedas estrangeiras não é muito conveniente.

Estas são as palavras de Njoroge:

“Nossa decisão de mudar para o Bitcoin é tática e lógica. Nossa moeda sempre foi o saco de pancadas do Fundo Monetário Internacional, que sempre afirma que o xelim do Quênia está sobrevalorizado. Isso gerou muita pressão sobre o xelim do Quênia e teve um efeito negativo na economia. Estamos perdendo muito simplesmente porque alguém no FMI acordou do lado errado da cama. O Bitcoin vai acabar com isso ”.

Bitcoin no Quênia

Em setembro de 2020, a Rede de Jovens Empreendedores do Quênia (YEN) também anunciou que havia desenvolvido uma nova stablecoin chamada YENTS, que é baseada no xelim queniano.

Vale ressaltar que o Bitcoin já é amplamente utilizado no Quênia há anos e há um documentário que explica como, já em 2015, o BTC era muito popular neste país:

https://youtu.be/IBWH7Sea3Xo

No geral, as transações criptos na África aumentaram para um valor de 55%, mostrando que as criptomoedas são amplamente utilizadas no continente.

Essencialmente, trata-se de um fenômeno semelhante ao da Venezuela: os países com maiores dificuldades econômicas e onde a inflação está em alta preferem usar criptomoedas em vez da moeda local.

Fonte: cryptonomist

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.