Banco Central da Europa eleva a taxa de juros para 0,75%, mas as criptomoedas não reagiram
As criptomoedas não foram atingidas com a notícia da elevação da taxa de juros europeia, apesar de o Market Cap global cripto estar abaixo de 1 trilhão.
O Banco Central Europeu (BCE) elevou as taxas de juros em 0,75 ponto percentual na manhã de hoje (08), a maior alta desde que começou a definir a política monetária em 1999.
O preço do Bitcoin ficou estáveis após anúncio, que segue um aumento de 0,5 ponto percentual anunciado em julho, já que a Europa enfrenta inflação significativa e escassez de energia após a pandemia e a guerra na Ucrânia.
O anúncio eleva a taxa de juros das principais operações BCE
de refinanciamento, que fornecem a maior parte da liquidez ao sistema bancário, para 1,25%.
Em geral, os mercados de criptomoedas são menos afetados pelas decisões tomadas pelo BCE e seu homólogo britânico, o Banco da Inglaterra, pois são as decisões do Federal Reserve sobre o dólar americano com um impacto maior.
O anúncio de hoje também pode ter sido precificado pelos mercados, depois que a membra do conselho executivo do BCE, Isabel Schnabel, disse em um discurso em agosto que era a favor de ações “robustas” que poderiam evitar maiores danos econômicos mais tarde.
Como tal, o último movimento do BCE demonstra que o aperto de liquidez global está em pleno andamento, o que enfraquece o caso de um renascimento altista em ativos de risco, incluindo criptomoedas. No final deste mês, espera-se que o Fed entregue seu terceiro aumento de 75 pontos base – com os aumentos anteriores da agência dos EUA contribuindo para uma queda no mercado de criptomoedas este ano.
No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 19.143, com ganhos de 1,41% nas últimas 24 horas e com perda de 4,50% no semanal. O mercado global, caiu novamente abaixo de 1 trilhão, atualmente está em US$ 972.39 Bilhões, mas com um ganho de 3,36% nas últimas 24 horas, conforme dados da Coin Market Cap.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future