Banco Central Europeu (BCE) lança consulta pública sobre o euro digital
O Banco Central Europeu (BCE) lançou uma consulta pública formal sobre o euro digital.
Segundo o Banco Central Europeu, o euro digital seria uma forma eletrônica de dinheiro do banco central acessível a todos os cidadãos e empresas para efetuar pagamentos diários de forma rápida, fácil e segura.
Uma força tarefa do Eurosistema composta por especialistas do BCE e de 19 bancos centrais já identificou possíveis cenários que exigiriam a emissão do euro digital, mas a decisão final sobre a emissão ainda não foi tomada.
No entanto, como disse a presidente do banco, Christine Lagarde, os europeus estão usando cada vez mais os pagamentos digitais, e a tarefa do banco central é garantir que o euro esteja apto para esta nova era digital.
É por isso que ela disse:
“Devemos estar preparados para emitir um euro digital, caso seja necessário”.
Até o membro da Comissão Executiva do BCE e presidente da força tarefa, Fabio Panetta, disse que a tecnologia e a inovação estão a mudar a forma como vivemos e que um euro digital apoiaria o ímpeto da Europa para a inovação, reforçando o papel internacional da moeda europeia.
Por isso, o BCE está a investigar quais são as reais necessidades dos cidadãos europeus a este respeito, tanto é que lançou uma consulta pública sobre o assunto e uma experiência técnica que decorrerá em paralelo.
Questionário do banco sobre o euro digital
O questionário é aberto a todos, é bastante complexo e contém muitas questões, algumas delas de carácter técnico. Evidentemente, trata-se de uma tentativa de obter muita informação de um público bem informado, a ponto de provavelmente não ser muito adequada para o cidadão comum.
Na verdade, parece ser um questionário dedicado mais a especialistas do setor financeiro ou a organizações envolvidas na representação de cidadãos do que aos próprios cidadãos.
Por outro lado, o assunto é na verdade muito mais complexo do que pode parecer a uma análise superficial, portanto, as respostas vindas de pessoas que não estão suficientemente preparadas também podem correr o risco de ter um efeito enganoso.
Por outras palavras, o Banco Central Europeu parece levar muito a sério o euro digital, tanto que dá a impressão de querer abordar o assunto de uma forma muito estruturada, pensativa e aprofundada.
À luz de tudo isso, parece que as chances de ver uma versão totalmente digital do euro no mercado nos próximos meses ou anos são cada vez maiores.
- Veja também: Goldman Sachs: o dólar americano pode atingir a baixa de 2018, é um bom momento para o Bitcoin?
Fonte: cryptonomist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.