Banco central Europeu diz não estar ignorando as criptomoedas

Não estamos ignorando as criptomoedas

Membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE) afirmou que estão acompanhando as criptomoedas cuidadosamente.

Em uma entrevista publicada no fim de outubro, Benoît Cœuré, membro do conselho executivo do banco central europeu, comentou sobre a posição da instituição com respeito às criptomoedas. Benoît considera as criptomoedas como “instrumentos financeiros especulativos” numa fase em que o bitcoin aproxima seu valor mais alto, com valores acima de $7.500 dólares e com ganhos de valor de cerca de 650% desde a virada do ano.

Quando perguntado o porquê do banco central europeu e outros bancos centrais estarem ignorando o bitcoin no meio de um grande aumento no reconhecimento e na aceitação da moeda, Cœuré disse:

“Nós não estamos ignorando-a. Neste momento, as criptomoedas não apresentam nenhum risco monetário porque as quantidades envolvidas são marginais. São instrumentos financeiros especulativos que criam riscos de natureza financeira ou até mesmo de natureza criminal.”

Leia mais: Governador do Banco Central da Suazilândia: ‘Não é sábio’ ignorar a Criptomoeda

Ele acrescentou que os bancos centrais em todo o mundo estão observando as criptomoedas cuidadosamente “porque podem espalhar ràpidamente”. Países que “estão se afastando de notas e moedas” para pesquisar e desenvolver suas próprias moedas digitais também estão monitorando as criptomoedas, disse Cœuré.

No início de setembro, o Presidente do banco central europeu, Mario Draghi, disse:

“Não está em nosso alcance proibir ou regulamentar o Bitcoin.”

Antes de declarar separadamente que as criptomoedas estão ainda muito imaturas para justificar qualquer regulamentação de autoridades.

Fonte: Cryptocoinnews.com