Banco Central Europeu: o Bitcoin não é uma moeda
ECB se posiciona quanto ao Bitcoin
De acordo com uma publicação no Twitter oficial do Banco Central Europeu (ECB), o Bitcoin não é considerado uma moeda.
O posicionamento do banco foi revelado em resposta ao questionamento de um internauta, que perguntou se o ECB possui planos para adicionar Bitcoin à suas reservas.
https://twitter.com/ecb/status/1148604544735219713
Não. O Bitcoin não é uma moeda, é um ativo e é muito volátil.
O posicionamento segue a linha de pensamento revelada pelo atual presidente do banco, Mario Draghi, que chegou a declarar que “criptomoedas, Bitcoins, ou coisas do tipo, não são realmente moedas”, acrescentando que os ativos são altamente arriscados e oscilam “descontroladamente”.
O comentário chamou muita atenção de entusiastas, que chegaram a chamar o euro de shitcoin nos comentários.
Como apontado anteriormente, apesar de não ser muito fã do setor, o ECB deu alguns passos em direção ao mercado de criptomoedas.
Em maio o banco publicou um relatório revelando que o setor não representa uma ameaça, visto que supostamente não possui implicação na política monetária ou fator na economia.
Recentemente foi anunciado que a nova presidente apontada para o ECB, Christine Lagarde, é simpatizante das criptomoedas, e acredita que o Bitcoin e demais criptoativos poderiam aprimorar o mercado financeiro em termos de velocidade e segurança de transações.
Iniciando seu mandato em novembro, o esperado é que Lagarde promova uma nova visão ao banco, visto que o atual presidente parece não ter muita simpatia em relação ao setor.
Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.