Banco Central Europeu: “queremos ter um papel ativo nas criptomoedas”
Banco Central Europeu não interferirá na criação de outras stablecoins
O Banco Central Europeu (BCE) está considerando o lançamento de sua própria criptomoeda, de acordo com a presidente do banco, Christine Lagarde. Ela disse em uma entrevista recente que eles precisam se ajustar a esse mundo novo e que o banco não interferirá em nenhuma empresa privada na criação de uma forma de pagamento digital semelhante.
Planos do BCE para sua própria criptomoeda
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, teve recentemente uma entrevista em que falou sobre vários tópicos financeiros, incluindo um eventual lançamento de uma moeda digital do banco central (CBDC). Segundo ela, o BCE não quer ficar para trás da tendência atual, dizendo que “[queremos] desempenhar um papel ativo nesse campo, em vez de apenas atuar como observadores de um mundo em mudança”.
Ela também falou sobre o status atual e os planos do banco em relação aos CBDCs:
“Em termos do caminho a seguir, o BCE continuará avaliando os custos e benefícios da emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC) que garantiria que o público em geral permanecesse capaz de usar o dinheiro do banco central se o uso de dinheiro físico eventualmente diminuir. . […] Estamos analisando atentamente a viabilidade e os méritos de uma CBDC, também porque ela pode ter implicações importantes para o setor financeiro e a transmissão da política monetária. ”
Lagarde fala sobre a força-tarefa especializada recentemente estabelecida no BCE, que supostamente trabalha em estreita colaboração com os bancos centrais nacionais para pesquisar os benefícios potenciais de um euro digital.
BCE apoia stablecoins de instituições privadas
Lagarde também menciona a ideia das CBDC emitidas pelo setor privado, como projetos como a Libra do Facebook. Ela pede por falta de interferência, dizendo que “a perspectiva de iniciativas do banco central não devem desencorajar nem excluir soluções privadas lideradas pelo mercado para pagamentos de varejo rápidos e eficientes na área do euro”.
Do outro lado deste argumento está o presidente do Banco Central Alemão, Jens Weidmann. Ele acha que os bancos centrais devem fazer o possível para minimizar a necessidade de moedas digitais de propriedade privada.
Além disso, ele também parece cauteloso em relação ao euro digital. Weidmann observou que a União Europeia e o Banco Central Europeu devem ter mais consideração e cuidado antes de lançar um produto desse tipo e antes que eles precisem definir o objetivo real antes de ser lançado ao público.
- Veja também: Executivo da Libra: “o mundo precisa de nós porque o Bitcoin não é um meio de pagamento”
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.