Banco Central da Rússia se prepara para fazer a concessões das criptomoedas no país
A chefe do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, anunciou que já estão se preparando para aceitar as criptomoedas
A chefe do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, afirmou que está preparada para permitir que o país faça negócios com criptomoedas, desde que não entre no sistema financeiro russo e seja usado apenas em acordos internacionais. Mas o Ministério das Finanças do país, que é a favor da legalização e regulamentação, espera chegar a um acordo com o Banco.
Nabiullina é uma importante aliada do presidente Vladimir Putin e tem sido amplamente elogiada na Rússia por seu manejo da economia nacional diante das sanções internacionais. Mas ela é cética no que diz respeito as criptomoedas. Ela pediu várias vezes uma proibição geral de criptomoedas e um lançamento acelerado do rublo digital.
Embora a posição do Banco tenha suavizado um pouco nas últimas semanas, com os chefes do Banco, incluindo Ksenia Yudaeva (vice-governadora do Banco), alegando que a criptomoeda poderia ser usada no espaço de acordos internacionais, o endosso pessoal de Nabiullina é mais impactante.
No entanto, ela emitiu um aviso familiar sobre os perigos do que ela chamou de potencial “criptorização” da economia russa.
- Veja também: Elon Musk responde processo por esquema de pirâmide
Em um fórum econômico realizado em São Petersburgo, Kommersant, Nabiullina disse:
Nossa posição é que a criptomoeda não deve ser usada como meio de pagamento dentro do país. […] Quanto ao uso [de criptomoedas] em acordos internacionais, se não entrar no sistema financeiro russo, então é possível.
Falando no mesmo evento, Ivan Chebeskov, chefe do departamento de política financeira do Ministério das Finanças, disse que o ministério esperava “chegar a um acordo com o Banco Central sobre a regulamentação das criptomoedas”.
Chebeskov também falou da mineração de criptomoedas, uma indústria que o governo quer regular e tributar. Ele chamou o setor de “motor de crescimento” para a “economia digital da Rússia” e acrescentou, por FinAm:
Acreditamos que o setor certamente precisa ser regulamentado. Esperamos de fato chegar a um acordo em todos os pontos restantes [onde atualmente estamos em desacordo com] o Banco Central. No início do ano, não tínhamos nenhum consenso. Agora encontramos um terreno comum: mineração e assentamentos para atividade econômica no exterior.
Nabiullina não falou publicamente sobre nenhuma mudança em sua postura de mineração de criptomoedas, mas várias figuras do governo alegaram que o Banco pode estar preparado para permitir a mineração, desde que todos os tokens que os mineradores recebam fiquem fora da economia russa.
O ministério, sem dúvida, foi impulsionado pelas notícias de que uma das maiores empresas de gás do mundo, a Gazprom , fechou um acordo com a empresa russa de mineração Bitcoin (BTC) BitRiver.
A BitRiver foi atingida por sanções pelo Escritório regulatório americano de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) em abril deste ano, uma medida que a empresa russa chamou de “injusta”.
Mas o novo acordo dará um impulso para a empresa. Sob os termos do acordo, o braço de petróleo da Gazprom, a Gazprom Neft, fornecerá à BitRiver a eletricidade que ela cria pela queima de gás de petróleo associado em locais de perfuração. Essa eletricidade será usada para alimentar os complexos de mineração administrados pela BitRiver que serão construídos nos locais de perfuração.
Em um comunicado de imprensa, Igor Runets, fundador e CEO da BitRiver, foi citado como afirmando:
Nos próximos dois anos, a BitRiver irá […] criar seus próprios data centers para computação intensiva em energia com aumento de capacidade de até 2 GW, incluindo o uso de gás de petróleo associado, o que garantirá […] um fornecimento de energia alto e estável .
O gás de petróleo associado é um subproduto da extração de petróleo bruto e é frequentemente queimado (ou “queimado”) por profissionais de perfuração. No entanto, as indústrias que podem fazer uso desse recurso já foram incentivadas a instalar centros próximos aos extratores de petróleo.
Conforme relatado anteriormente, a Gazprom Neft está executando pilotos associados de mineração de criptografia movidos a gás de petróleo em seus locais de perfuração da Sibéria Ocidental desde o final de 2020.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future