Banco Central da Tailândia reprograma projeto-piloto CBDC
A Tailândia remarcou a data de teste de sua moeda digital nacional do segundo trimestre de 2022 para uma data posterior
Relatando o adiamento, a Reuters observou que a Tailândia planeja usar a moeda digital nacional como uma opção de pagamento alternativa ao dinheiro.
Embora o banco central não tenha declarado o motivo do atraso, ele ainda pretende usar o projeto piloto para avaliar o uso de um CBDC para complementar as transações em dinheiro dentro de uma habilidade limitada.
A fase piloto verá algumas instituições financeiras e cerca de 10.000 usuários testando a moeda digital para transações online e offline, como depósitos, retiradas e transferências de fundos.
Comentando sobre o desenvolvimento, o vice-diretor do BOT, Kasidit Tansanguan, disse que, após consultar os parceiros relevantes, trabalhará lentamente para garantir a eficiência.
- Veja também: 25 dias de doação de Samoyedcoin, competição de US $ 500.000 HUH Token termina em breve
“A Tailândia ainda pode dar um passo gradual no CBDC de varejo para garantir eficiência e prudência, pois tem problemas com transferências de fundos ou pagamentos como alguns outros países”, acrescentou.
CBDC reduzirá a dependência de dinheiro
Com o mundo agora se tornando digital, especialmente na era do COVID, os bancos centrais em todo o mundo estão buscando reduzir sua dependência excessiva de dinheiro.
Alguns países já começaram a usar o CBDC, enquanto outros ainda estão em fase de testes para ver como funciona. No entanto, os bancos centrais notaram que o CBDC apenas complementará o caixa e não o substituirá.
Enquanto países como Nigéria e Bahamas começaram a usar o CBDC, outros, incluindo China e Gana, já estão passando por um programa piloto de implementação.
Bancos apoiam CBDC não cripto
Embora os bancos centrais estejam cada vez mais aceitando a ideia de lançar uma moeda digital nacional, eles ainda expressam sua desaprovação e desconfiança em relação às criptomoedas.
Tansanguan observou que o BOT pretende usar seu CBDC para reduzir custos financeiros e não competir com criptoativos ou moedas estáveis.
No início deste mês, o Banco da Tailândia alertou os bancos e instituições financeiras locais a se absterem de negociar ativos digitais, acrescentando que não apóia o uso de criptomoedas como meio de troca de bens e serviços.
Em outro relatório, o banco central da Indonésia anunciou planos de lançar um CBDC para combater criptomoedas como Bitcoin e Ethereum.
Fonte: CryptoPotato
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.