Banco da Coreia estudará as criptomoedas de banco central mais de perto

Banco da Coreia (BOK) analisará questões legais em torno de uma moeda digital do banco central (CBDC).

Segundo um relatório local de hoje, o banco central da Coreia do Sul formou um grupo consultivo composto de seis membros. Entre eles estão professores de direito e profissionais do direito, incluindo advogados e o escritório de políticas jurídicas do banco. Eles fornecerão consultas sobre moedas digitais emitidas e governadas por bancos centrais.

O grupo consultivo começa a funcionar hoje e continuará pelo menos até o final de maio de 2021, esclareceu o banco.

“Criamos o grupo consultivo para discutir questões legais em torno de uma CBDC e descobrir quais leis precisam ser revisadas ou promulgadas para um progresso suave na possível emissão de uma moeda digital do BOK” – disse um funcionário do BOK.

O relatório também descreveu comentários recentes do presidente do BOK, Lee Ju-yeol, onde sublinhou a necessidade de o banco aprimorar os processos de pesquisa e desenvolvimento das CBDCs. Ele acrescentou que “a inovação digital é uma tarefa crucial que os credores privados, assim como os bancos centrais, devem adotar em meio ao aumento dos pagamentos sem contato”.

Uma CBDC coreana ainda não está confirmada

Embora o banco evidentemente esteja aumentando seus esforços em pesquisar os méritos da liberação de uma CBDC, o país asiático ainda desconsidera a ideia. O grupo consultivo jurídico a partir de hoje fará parte do programa de testes mais extenso iniciado no início deste ano.

Ao anunciar a fase de testes de quase dois anos, os funcionários do banco enfatizaram a falta de demanda urgente por uma CBDC no país. No entanto, o BOK quer estar preparado se a situação mudar e com isso deve reagir rapidamente.

A Coreia do Sul pode estar ficando para trás de outros países que já estão aprimorando seus desenvolvimentos em uma CBDC. Sem dúvida a nação mais avançada sobre o assunto é a China. O país vem fazendo vários testes reais de sua CBDC em diferentes regiões.

Assim, um relatório recente informou que a China pode estar mais perto de lançar oficialmente sua moeda digital mais cedo do que a maioria espera.

A liberação de uma CBDC pode impactar as finanças globais, como observou recentemente o Federal Reserve dos EUA. O braço de pesquisa do Fed chegou a argumentar que, se as moedas digitais apoiadas por governo reduzirem quaisquer riscos associados plausíveis, elas poderão substituir os bancos comerciais em certa medida.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.