Banco da Dinamarca proíbe que seus funcionários comprem Bitcoins

O Nordea Bank, da Dinamarca, venceu um processo judicial que impede que seus funcionários comprem Bitcoin e outras cirptomoedas

Um banco dinamarquês venceu um processo judicial e agora pode impedir que seus funcionários comprem Bitcoin e outras criptomoedas.

Isso pode parecer normal, mas essa proibição não se refere à compra de criptomoedas “no trabalho”, ela se estende à vida privada dos funcionários.

De acordo com um comunicado feito ontem (02) pelo tribunal dinamarquês, o Nordea Bank agora pode impedir que sua equipe compre e negocie criptomoedas, de acordo com o Bloomberg. Eles também são proibidos de comprar criptomoedas em nome de outras pessoas.

Screenshot 2019 12 03 at 16.53.12

O banco permitirá que seus funcionários continuem detendo qualquer criptomoeda que já possua, mas estão sendo “encorajandos” a vender os ativos que possuem.

A distopia está aqui.

O banco citou riscos e falta de regulamentação do setor de criptomoedas como justificativa de sua decisão. Mas, mesmo assim, uma empresa que dita o que os funcionários podem ou não fazer em suas vidas pessoais parece estar ultrapassando os limites.

Mas isso não é tudo.

O Banco Nordea permitirá que sua equipe invista nos próprios produtos e instrumentos financeiros baseados em criptomoedas do banco.

A equipe de desenvolvimento de produtos do banco poderão fazer “pequenos investimentos em criptomoedas” se tiverem um motivo comercial legítimo para isso.

A ironia não pára por aí, no entanto. Como aponta o CoinDesk, o Nordea Bank já havia sido investigado por lavagem de dinheiro. A Reuters informou no início deste ano que a sede do banco foi inclusive revistada.

O comunicado de imprensa emitido pelo tribunal também diz que os funcionários não devem realizar operações com instrumentos financeiros a ponto de colocar em risco sua própria posição financeira.

Fonte: TheNextWeb

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.