Banco da Inglaterra estuda criar sua própria criptomoeda

Reino Unido estaria analisando essa possibilidade, uma vez que não quer ficar para trás na corrida por moedas digitais emitidas por Bancos Centrais.

O Banco da Inglaterra estaria estudando a possibilidade de emitir sua própria criptomoeda nos próximos anos. Essa hipótese foi confirmada pelo presidente Andrew Bailey.

Ele disse o seguinte durante um webinar com alguns estudantes:

Estamos analisando se seria interessante criarmos uma moeda digital para o Banco da Inglaterra. Continuaremos estudando, ajá que isso traz enormes implicações na natureza dos pagamentos e na sociedade.

Ele ainda acrescentou:

Acredito que em alguns anos estaremos a caminho de algum tipo de moeda digital.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

O Banco da Inglaterra está competindo na corrida por uma cripto estatal

O Banco da Inglaterra é o banco central do Reino Unido. Os países que o compõem estão atualmente enfrentando a crise da Covid-19, mesmo com a extensão de um plano de ajuda na casa de £100 bilhões.

O objetivo não é mitigar apenas a situação econômica pós-pandemia mas também a pós-Brexit. De fato, o período de transição terminará em dezemro de 2020.

A emissão de uma CBDC (do inglês Central Bank Digital Currency, ou ‘moeda digital do Banco Central’) poderia ser parte desse estímulo para a economia.

É evidente que o Banco da Inglaterra corre o risco de ficar para trás nessa corrida. Na verdade, a China já está na linha de chegada, uma vez que seu Yuan digital estaria em fase de testes.

Os Estados Unidos também estariam trabalhando em um dólar digital.

O assunto não é mais um tabu até mesmo para a União Europeia, onde o Banco Central Europeu declarou formalmente que também está se preparando nesse sentido.

A evolução dos pagamentos

A CBDC seria uma moeda digital baseada em uma infraestrutura blockchain infrastructure, porém ficaria sob o controle do Banco Central do país emissor. Na prática, ela será simplesmente dinheiro em forma digital ao invés de papel.

A corrida por uma moeda digital foi de alguma forma acelerada pela Libra do Facebook, mas também pela necessidade de melhorar os sistemas de pagamento de acordo com a evolução digital.

Entretanto, são apresentados pelo menos dois grandes problemas, sendo privacidade e segurança nas transações.

Se essas duas questões forem resolvidas, não está descartada a hipótese de uma moeda digital de Banco Central encontrar caminho livre pela frente.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!