Banco de Gana divulga planos para um teste piloto CBDC em setembro

Os últimos comentários do vice-presidente do Banco de Gana confirmam que o teste piloto CBDC será lançado em um ambiente sandbox.

O Banco de Gana anunciou sua intenção de lançar a fase piloto de sua Moeda Digital do Banco Central (CBDC) até setembro. Esta informação foi revelada pelo vice-presidente do banco apex, Maxwell Opoku-Afari, que disse ao pessoal da mídia que a fase piloto era a última fase antes de implementar o e-cedi.

O alto funcionário observou que, embora um lançamento fosse iminente de acordo com o roteiro do banco para a moeda digital, a próxima etapa seria decidida com base no sucesso da fase piloto.

Como os Planos CBDC de Gana começaram

O banco Apex havia firmado em fevereiro uma parceria com a empresa de tecnologia digital Emtech. O objetivo era lançar um sandbox blockchain, desenvolver uma moeda digital e melhorar a inclusão financeira por meio do aproveitamento da tecnologia.

O presidente do banco, o governador Ernest Addison, disse que o banco usaria a área restrita para promover a inovação. Ainda em junho, o governador deu indicações de que em breve haveria um teste-piloto. A fase piloto, de acordo com relatórios, permitiria que indivíduos selecionados usassem um cedi digital para transações em aplicativos móveis.

Os últimos comentários do vice-presidente confirmam que o teste piloto do CBDC será lançado em um ambiente sandbox de acordo. De acordo com suas afirmações, Opoku-Afrai equipara o CBDC a moeda fiduciária e concorda com a afirmação anterior de Addison de que um CBDC não é nada como uma criptomoeda volátil, que não pode servir à função de dinheiro. Ambos os dirigentes acreditam que, quando implementado, as instituições financeiras e startups de Fintech poderão usar o CBDC para criar valor como meio de troca. Espera-se que isso ajude a adoção.

O vice-presidente também observou que a “Moeda Digital faz parte do banco central reconhecendo a necessidade de pagamento digital e entrega digital de serviços financeiros”, disse o vice-presidente. Isso é formalmente para entrar nesse espaço e ser capaz de fornecer uma plataforma na qual possamos agregar mais valor às transações digitais.”

Banco de Gana é supostamente o primeiro na África a começar a trabalhar em um CBDC. Isso está de acordo com o objetivo do banco de ser o banco líder na adoção e alavancagem de tecnologia financeira. Muitos outros bancos centrais africanos ainda estão fazendo consultoria ou pesquisando sobre o CBDC. Na verdade, se o banco seguir os cronogramas de seu roadmap, o país será o primeiro a realmente implantar uma moeda digital no continente.

Fonte: Coinspeaker

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.