Banco do Reino Unido deixará de atender clientes que lidam com criptomoedas

Enquanto os bancos sediados nos Estados Unidos correm para permitir que seus clientes institucionais trabalhem com BTC, um banco do Reino Unido deixará de atender a todos os clientes que lidam com cripto.

Um banco com sede no Reino Unido, NatWest, irá supostamente interromper o atendimento a clientes que aceitam pagamentos em bitcoin e outras criptomoedas. A instituição se referiu a avisos recentes destacados pelo regulador financeiro do país e disse que lidar com ativos digitais contém alto risco.

Banco do Reino Unido para de trabalhar com usuários cripto

De acordo com a cobertura do The Guardian, o National Westminster Bank, conhecido como NatWest, planeja barrar o atendimento de todos os clientes que aceitem pagamentos criptos. Morten Friis, chefe do comitê de risco do banco e membro do conselho, classificou a ação da instituição como “uma abordagem cautelosa” em relação ao ecossistema cripto.

“Não temos apetência para lidar com os clientes, seja como novos clientes ou tendo um relacionamento permanente com pessoas, cujo negócio principal é lastreado na exchange por criptomoedas ou de outra forma em criptomoedas como atividade principal.” – Friis indicado em evento de acionistas.

O membro do conselho descreveu os “altos riscos” associados às criptomoedas e à falta de regulamentações claras como as principais razões para a retirada do banco.

A decisão do NatWest chega em um momento atraente e, na verdade, contrasta com a abordagem predominante realizada por bancos do outro lado do oceano.

Os bancos com sede nos Estados Unidos, liderados por BNY Mellon, Morgan Stanley, JPMorgan Chase & Co e até mesmo Goldman Sachs, estão significativamente mais abertos à ideia de lidar com ativos digitais. Alguns foram ainda mais longe e permitiram acesso direto a criptomoedas para seus clientes institucionais.

FCA e criptomoedas

A recusa do NatWest em operar com empresas de criptomoedas e clientes associados à indústria ocorre logo depois que o regulador financeiro do Reino Unido publicar uma lista de riscos potenciais associados a ativos digitais.

A Financial Conduct Authority (FCA) alertou os investidores sobre a natureza altamente volátil dos ativos criptos. O regulador disse que as pessoas que alocam fundos na indústria devem “estar preparadas para perder todo o seu dinheiro”.

O FCA foi particularmente expressivo contra projetos obscuros com afiliações ao ecossistema cripto que prometem retornos excepcionalmente altos se os usuários investirem por meio deles.

Além disso, o regulador proibiu a venda, comercialização e distribuição de derivados criptos e notas negociadas em exchanges (ETNs) para todos os clientes a partir de janeiro deste ano.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.