Banco da Jamaica quer lançar moeda digital em 2022
O país tem sua própria versão do dólar; segundo o governo, os testes preliminares foram bem-sucedidos.
Jamaica digital
O governo jamaicano já está trabalhando na versão digital de sua moeda, o dólar jamaicano. Espera-se que a versão final do software seja lançada ao longo deste ano.
Andrew Holness, primeiro-ministro da Jamaica, tweetou:
“O Banco da Jamaica vai lançar seu próprio dólar jamaicano em 2022, depois de um piloto bem-sucedido em 2021.”
A versão digital da moeda representa uma CBDC (Moeda Digital de Banco Central, em tradução livre). Diferentemente das moedas descentralizadas, as CBDC são totalmente controladas por seus respectivos governos.
Piloto
O Banco da Jamaica trabalhou em conjunto com o National Commercial Bank (NCB) para testar a nova tecnologia. Um número limitado de carteiras digitais foi disponibilizado para garantir o correto funcionamento das funcionalidades.
Em agosto de 2021, o governo emitiu cerca de US$ 230 milhões em dólares jamaicanos digitais para executar os testes.
Holness espera que cerca de 70% da população faça uso da moeda digital nos próximos cinco anos.
Além da carteira digital, serão oferecidos cartões de débito e crédito aos usuários. Isso significa que haverá uma total integração entre os aplicativos e os meios tradicionais de pagamento.
Inclusão
Segundo Holness, o objetivo do projeto é “facilitar a inclusão financeira” dos cidadãos, melhorar a velocidade nas transações e reduzir os custos envolvidos em operações bancárias.
Cerca de 70% da população jamaicana não possui conta bancária, mas grande parte possui uma conta telefônica; a utilização de uma carteira digital pode significar grandes mudanças nos hábitos bancários dos jamaicanos.
Tendo em vista que quase toda a população possui um smartphone, o acesso a serviços financeiros será muito mais inclusivo que antes.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.