Banco que chamou Bitcoin de fraude, lança exchange de criptomoedas para investidores institucionais

Três anos depois de chamar o bitcoin de pirâmide, o maior banco de Cingapura, DBS Group, lançou uma plataforma de negociação de cripto para instituições.

Poucos meses após o lançamento suave do DBS Digital Exchange, a corporação multinacional de serviços financeiros e bancários de Cingapura anunciou o lançamento de sua exchange de criptomoedas. Além disso, a holding de investimentos Singapore Exchange anunciou que terá uma participação de 10% na plataforma.

DBS Digital Assets oficialmente anunciada

No final de outubro o DBS Bank testou com sucesso sua plataforma de negociação, permitindo que investidores institucionais acessem ativos de criptomoeda.

Hoje cedo, a instituição bancária anunciou oficialmente que irá alavancar a tecnologia blockchain para “fornecer um ecossistema para arrecadação de fundos por meio de tokenização de ativos e negociação secundária de ativos digitais, incluindo criptomoedas”. O DBS Digital Assets terá três serviços principais:

  1. Ofertas de Token de Segurança (STOs), permitindo a emissão e negociação de tokens digitais lastreados em ativos financeiros.
  2. Uma exchange de criptomoedas com quatro moedas fiduciárias (SGD, USD, HKD e JPY) e quatro das “criptomoedas mais estabelecidas” – Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Bitcoin Cash (BCH) e Ripple (XRP).
  3. Serviços de custódia digital – “uma solução de custódia digital de nível institucional para atender à crescente demanda por serviços de custódia seguros feitos sob medida para ativos digitais de acordo com seus padrões regulatórios vigentes”. A plataforma aproveitará a experiência do DBS para este serviço específico.

O CEO do DBS Group, Piyush Gupta, disse que Cingapura se tornou um importante centro financeiro global e que o país se preparou para “dar as boas-vindas à adoção predominante de ativos digitais e comércio de moedas”.

O anúncio também informou que a Singapore Exchange (SGX) terá uma participação de 10% no local. Como resultado, SGX e DBS irão “explorar as oportunidades para aprofundar a liquidez, escala e crescimento dos mercados de capitais de Cingapura na área crescente de ativos digitais e moedas digitais”.

Mudando de opinião sobre o Bitcoin?

Apesar de ser pró-ativo e apoiar a indústria de criptomoedas agora, o DBS Group mostrou um sério negativismo para o bitcoin no passado. O ex-diretor de informações do banco, David Gledhill, disse em 2017 que “vemos o bitcoin como um esquema de pirâmide”.

Ele argumentou que todas as transações BTC são “incrivelmente caras” e “todas as taxas estão escondidas por meio dos cripto-mecanismos”. Além disso, ele acrescentou: “Não achamos que o DBS estando nesse jogo agora irá criar uma vantagem competitiva para nós”.

No entanto, parece que levou cerca de três anos para que o banco gigante mudasse completamente de ideia sobre “aquele jogo” e desenvolvesse seu próprio local de negociação de criptomoedas para investidores institucionais.

É importante notar que este está longe de ser o primeiro caso em que o bitcoin conseguiu mudar a opinião de alguém. Exemplos anteriores incluem Michael Saylor da MicroStrategy e, mais recentemente, o investidor tradicional de destaque – Ray Dalio.

Fonte: cryptopotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.