Banco do Reino Unido quer regulamentar as stablecoins
O Banco Central do Reino Unido e o regulador financeiro propuseram planos para regular as stablecoins
O Banco da Inglaterra (BoE) está focando em regulamentar stablecoins em libras esterlinas devido ao seu potencial para pagamentos diários. A instituição bancária governamental enfatiza a importância de estabelecer requisitos regulatórios para promover a inovação de forma segura.
O documento de discussão receberia feedback da indústria em relação às propostas iniciais. O Banco da Inglaterra consultaria sobre seu regime final, que poderia ser implementado à medida que a indústria se desenvolvesse. Além disso, o banco central planeja regulamentar outras entidades que prestam serviços a sistemas de pagamento, como emissores de stablecoins, para evitar riscos à estabilidade financeira no Reino Unido.
No entanto, as moedas podem “melhorar os pagamentos digitais de varejo no Reino Unido”, diz Sarah Breeden, vice-governadora para estabilidade financeira do BoE.
As nossas propostas visam apoiar a inovação segura para que as empresas possam compreender os riscos que precisam de gerir e garantir que o público possa ter confiança em todas as formas de dinheiro e pagamentos digitais.
O documento de consulta está aberto para comentários do público e da indústria até 6 de fevereiro de 2024.
Os reguladores estão no caminho certo
A FCA está explorando regulamentações para a emissão e manutenção das moedas, considerando-as um meio de pagamento mais rápido e econômico, visando promover o uso seguro dessa inovação pelas empresas.
Obter a opinião de terceiros é essencial para criar regras proporcionadas que beneficiem os consumidores e as empresas e que também cumpram os nossos objetivos.
A Autoridade Reguladora Prudencial (PRA) publicou uma carta “Dear CEO” abordando usos inovadores de depósitos, dinheiro eletrônico e stablecoins, com ênfase na gestão de riscos relacionados à emissão de diferentes formas de dinheiro digital pelos tomadores de depósitos.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future