Bancos alemães podem armazenar Bitcoin a partir de 2020

Alemanha sai na frente e pode apresentar Bitcoin ao público geral antes de outros países

Enquanto a maioria dos países está lutando para entender e regular as criptomoedas, a Alemanha pode realmente apresentá-las ao público em geral. Uma nova proposta de lei no país sugere que, a partir do próximo ano, os clientes possam armazenar Bitcoin e outros ativos digitais diretamente nos bancos.

Armazenamento de Bitcoin em bancos alemães?

A Alemanha pode estar a caminho de liderar a adoção de criptomoedas. Um relatório recente mostra que o país está buscando implementar um novo conjunto de regras para beneficiar investidores de criptomoeda. A partir de 2020, os bancos alemães estarão adicionando outro recurso para seus clientes – o armazenamento de Bitcoin e outros ativos digitais.

As instituições financeiras permitirão que criptomoedas sejam usadas de maneiras semelhantes às dos ativos tradicionais. Os clientes ainda seriam capazes de operar valores mobiliários, como ações e títulos. Além disso, ao usar serviços bancários on-line, os clientes também navegam em seus ativos de criptomoeda, assim como fizeram com dinheiro fiduciário até agora.

Segundo o relatório, este projeto é uma versão mais recente de uma anterior, que estava principalmente tentando reduzir os esquemas de lavagem de dinheiro.

Sentimentos mistos

Naturalmente, esse movimento potencialmente impactante teve seu quinhão de opiniões opostas.

De um lado, parece estar o chefe de uma empresa de consultoria, Sven Hildebrandt. Alegadamente, ele pareceu satisfeito com este novo projeto de lei, dizendo que o país pode se tornar um paraíso das criptomoedas e que está desempenhando um “papel pioneiro” na regulamentação dos ativos de digitais.

A associação bancária BdB também expressou feedback positivo. Funcionários disseram que isso é um movimento na direção certa, uma vez que as instituições bancárias têm experiência na guarda de ativos. O armazenamento bancário de criptomoedas pode proteger os investidores e também possivelmente impedir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo por causa dos regulamentos dentro do sistema.

No entanto, nem todo mundo mostrou esse positivismo. O relatório mostra críticas vindas do centro de consumo de Baden-Wuerttemberg. Aparentemente, o especialista financeiro Niels Nauhauser acha que os bancos são muito agressivos ao procurar novos clientes e adicionar criptomoedas ao seu portfólio, podendo resultar em uma perda prejudicial:

“Basicamente, os bancos vendem uma variedade de produtos financeiros, se a comissão estiver correta. Se eles têm permissão para vender criptomoedas e mantê-las por uma taxa, correm o risco de transformar seus ativos em risco de perda total para seus clientes, sem que eles saibam no que estão se metendo. ”

Independentemente de essa lei ser totalmente aceita e permitir que os bancos armazenem criptomoedas, ela ainda aparece como um passo à frente na adoção em massa e no uso mais amplo de ativos digitais.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.